Rainhas da Bahia: Santa Bárbara e Yemanjá em mostra

Rainhas da Bahia: Santa Bárbara e Yemanjá em mostra

baiana

Duas das maiores festas do calendário popular baiano – Santa Bárbara e Iemanjá – ganharam destaque em fotos que prepararei especialmente para a mostra Mulheres de Axé, como parte da programação da Lavagem da Rua 46, organizada pela empresária e agitadora cultural Silvana Magda em Nova Iorque, em agosto desse ano.

A convite da organizadora do evento, a escolha do material fotográfico se deu principalmente pela importância das duas festividades, pois elas marcam o inicio e o termino das comemorações populares mais típicas no estado.

 

Festa de Santa Bárbara por Uran Rodrigues

 

Imagens de mulheres com cordões coloridos[guias] , adornos das cabeças[torços], momentos de inquietação com os tambores e cantorias proferidas a ambas entidades, foram expressadas nas fotos dessa mostra.

 

santa barbara - pelourinho
Festa de Santa Bárbara no Pelourinho por Uran Rodrigues
santa barbara - guias- pelourinho
Colares /Festa de Santa Bárbara
exposicao encanto por uran rodrigues
Festa de Iemanjá no RIo Vermelho em Salvador/Bahia por Uran Rodrigues

Santa Bárbara, considerada como padroeira do corpo de Bombeiros é cultuada dia 04 de novembro com uma grande celebração no ´Centro Histórico de Salvador. É realizada uma procissão que mistura féis do catolicismo, cultuando com trajes nas cores vermelha e branca, harmoniosamente com os filhos de Iansã , orixá do candomblé, detentora do poder dos raios e trovões.

exposicao encanto por uran rodrigues
Festa de Iemanjá por Uran Rodrigues

Já Iemanjá é celebrada dia 02 de fevereiro em diversas cidades do Brasil, tendo maior destaque em Salvador no bairro do Rio Vermelho. Uma festa que reúne milhares de pessoas vestidas de azul e branco. A celebração é marcada pelos presentes deixados no mar: flores, perfumes, pentes, bolos, sabonetes, e diversos outros elementos que são ofertados como gratidão à divindade protetora dos pescadores, pedindo melhores pescarias e agradecendo o ano que passou.

Confira na galeria que preparamos para o uranrodrigues.com  clicks exclusivos dessa celebração e da mostra apresentada no Harlem em NY.