“O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz” tema do Olodum...

“O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz” tema do Olodum no Carnaval 2017

Olodum por Magali Moraes

Em homenagem aos 30 anos da canção “Faraó Divindade do Egito” o Olodum volta seu olhar para um dos países mais enigmáticos do continente africano. Desta vez, o pai de Tutacamom, Akhenaton, famoso por ser o criador do monoteísmo, o sol, Aton, e todas as influencias do astro rei serão debatidos no tema “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz” .


Serão 2 dias de desfile, Sexta e Domingo. Na sexta-feira, o Olodum inicia o desfile no seu berço de origem, o Pelourinho e depois compartilha esse momento de sua história no circuito Osmar (Campo Grande) com todos os foliões na Avenida. No domingo de Carnaval, o Olodum é o primeiro a desfilar na orla de Salvador, no circuito Dodô(Barra/Ondina).

Em 1987, pela primeira vez na história do Carnaval da Bahia que um Bloco Afro teve a ousadia e a irreverência de retratar a cultura Egípcia africana em seu desfile Carnavalesco. O hit “Faraó Divindade do Egito”  composta por Luciano Gomes, foi a sensação e contagiou os foliões de Salvador e do Brasil, todos entoaram este hino musical que permanece até hoje na memória e no coração de todos mundialmente.

Ao longo de sua trajetória carnavalesca o Bloco Olodum tem trilhado muitos caminhos. Caminhos da paz, da igualdade, do respeito, da liberdade religiosa. Agora pretendemos continuar nos Caminhos da Luz buscando fazer uma imersão e passear pelos mistérios e enigmas da história do Faraó Akhenaton e os Caminhos que percorreu em torno do grande ‘Aton’ (Deus Sol)”, disse a diretora Cristina Calacio.