Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê: 43ª edição do evento elegeu...

Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê: 43ª edição do evento elegeu a Deusa do Ébano 2024

A última noite, 13, ficou marcada pelas cores e sorrisos durante a 43ª Noite da Beleza Negra. Além das celebrações oficiais de 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê na Bahia, foi anunciada a ‘Deusa do Ébano’ de 2024, Larissa Valéria Sá Sacramento, estudante e moradora do Curuzu. Para fechar a noite, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o reconhecimento da Noite da Beleza Negra com Patrimônio Cultural da Bahia.

Além do ator Fernando Guerreiro, integrante da comissão avaliadora, Jorge Washignton também esteve presente e revelou o significado do evento.

“Todas as reverências ao Ilê Aiyê. O Ile é esse símbolo, né? Que fez essa revolução há 50 anos atrás, de mostrar pra gente que era possível a gente ser, né? Sem precisar pegar em armas, sabe? Vencendo através da beleza, através da inteligência, através do nosso porte”, iniciou ele.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) exaltou a importância do Ilê Aiyê para a cultura do estado da Bahia. Fundado em 1974, o bloco afro completa, no Carnaval deste ano, seus 50 anos de história.

“Que bom que a gente tem, através do Ilê, a abertura de um processo relacionado já com o carnaval, justamente revelando a escolha da Beleza Negra. Então, é uma festa que se inicia com a força feminina. A força, a sensibilidade, a beleza, o profissionalismo. Nós, do governo do Estado, vamos fazer um carnaval em homenagem aos 50 anos dos blocos afro na Bahia, no Brasil e no mundo”, afirmou.

“Publicamos há uma ou duas semanas, um ato público de reconhecer essa agenda como um patrimônio cultural do estado da Bahia e nós hoje assinaremos aqui para que o processo seja operacionalizado. Espero que dentro de um ano e meio, no máximo, a gente possa entregar o título definitivo para o Ilê Ayiê”, completou.