Bloco afro Os Negões realiza Concurso Negro Lindo no Pelourinho

Bloco afro Os Negões realiza Concurso Negro Lindo no Pelourinho

A Associação Cultural Os Negões apresenta o Concurso de Negro Lindo, que foi criado pelo bloco Afro Os Negões com o intuito de fortalecer a beleza negra de homens pretos em Salvador.

O FEST NEGÕES 2024 escolherá a música e o representante do Bloco Afro Os Negões que desfilará durante esse ano no Carnaval de Salvador, participando também das viagens e shows com a banda.

A noite do Negro Lindo a cada ano se supera em alegria, beleza, histórias e empoderamento. O evento será realizado dia 03 de fevereiro a partir das 19h30 na CASA BRÁFRICA – Pelourinho – Centro Histórico de Salvador. ( Rua João de Deus n 10).

Nesta oportunidade, a instituição tradicionalmente presta homenagem a uma pessoa notável, dando-lhe o título de Personalidade negra do ano.

O Bloco Afro Os Negões surge em 1982 e se transforma em um bloco afro carnavalesco em 1995, dentro dos propósitos de reconstrução social através da cultura e da memória afro no Brasil. Com isso, a proposta do concurso é fortalecer a imagem do homem preto e incentivar a construção da autoestima negra. Desta forma, a atividade afirma o compromisso racial e cultural da instituição, contribuindo para o desenvolvimento cultural da população negra favorecendo um espaço positivo de visibilidade da juventude negra de Salvador.

TEMA do Carnaval do Bloco Os Negões: EXPLOSAFRO : 50 ANOS DOS BLOCOS AFRO 
homenagem aos blocos afros da Bahia! 

SAÍDAS: 

09/02 – Campo Grande 
11/02 – Do Pelourinho à Castro Alves 
13/03 – Do Pelourinho à Castro Alves

No Carnaval de 2024, o Bloco Afro OS NEGÕES trará como tema “EXPLOSAFRO: 50 Anos dos Blocos Afro”, para reverenciar a origem e revolução cultural promovida pelo surgimento dos blocos afro nas décadas de 1970, em Salvador.
 
Homenageando a explosão afro-cultural de 1973, no bairro da Liberdade (Curuzu), em Salvador, um grupo de jovens negros se reuniram para criar um bloco. No primeiro ano, o bloco se chamou “Poder Negro”; entretanto, em razão do contexto político ditatorial da época, o bloco foi forçado a mudar o nome, adotando a expressão em iorubá “Ilê Aiyê”.
Desde o início, já se via a contribuição dos filhos de santo de vários terreiros da cidade, dançando a mistura de movimentos que contribuíram para a criação da famosa dança afro. A partir de então, a cultura ancestral ganhou novas proporções, explodindo o movimento afro-baiano de Salvador em todo o Brasil.


O tema do Bloco Afro OS NEGÕES destaca, ainda, os 42 anos de existência da associação cultural e a contribuição dos demais blocos afro em Salvador. No nosso desfile, levaremos para a avenida alas que resgatam a nossa força cultural: capoeira, baianas, destaques, dança afro, As Negonas da Cidade, estética afro (pinturas, colares, tecidos, amarrações, tranças e penteados) e basquete.

Celebrando a origem do grupo, apresentaremos a ala do basquete, relembrando os membros fundadores d’Os Negões. Na ala capoeira, homenageamos a resistência diaspórica. Na ala das baianas, o dendê e o acarajé. Nas alas de dança afro e destaques, traremos o melhor dos blocos afro com suas Rainhas e Reis. Por fim, exaltaremos a estética afro, com seus tecidos, amarrações, colares, pinturas, trançados e penteados.