#Sábado: Céu apresenta toda a mistura sonora do álbum #Tropix em show...

#Sábado: Céu apresenta toda a mistura sonora do álbum #Tropix em show no Pelourinho

Salvador recebe nesse sábado(23) o show da nova turnê do álbum Tropix, da cantora e compositora Céu. Depois de rodar sete cidades na Europa, dez nos Estados Unidos e duas no Canadá, além de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campina Grande (PB), o lançamento do quarto álbum de estúdio e quinto da carreira da paulista chega ao Pelourinho na capital baiana.

A apresentação inaugura o projeto Mais Música Brasil, da produtora Maré Produções Culturais (capitaneada pela produtora cultural baiana Fernanda Bezerra), e será no Largo Tereza Batista, no Centro Histórico.

 

Neste seu novo trabalho, Céu brinca com beats. Debruçada sobre a luz do monitor, ela move o cursor de lá para cá, clicando e arrastando frases musicais traduzidas em gráficos horizontais. E por mais fluidos e quentes que sejam os sons que ela manipula, eles se traduzem em uma linguagem dura, reta, quadrada e fria. Graves encorpados, vocais sussurrados, ritmos malemolentes – todo calor humano desaparece quando visualizado por gráficos de programas de edição de áudio. Foi quando ela percebeu a constância do ritmo na sequência de picos de uma determinada onda sonora e um clique soou – dentro dela.

Tropix é um mergulho no universo de texturas artificiais que atravessa diferentes experimentos sônicos da segunda metade do século passado: o trip hop dos anos 90, a discoteca do final dos anos 70, o R&B dos anos 80, o casamento do hip hop com a música eletrônica. No entanto, não é uma viagem no tempo. O novo disco de Céu é um olhar do século 21 e traça uma genealogia pessoal de um mundo musical específico, um processo semelhante à viagem jamaicana feita em seu disco-irmão Vagarosa. Mas este era um disco que habitava o vasto e imponente cânone do reggae, e sua conexão com o sotaque brasileiro da musicalidade de Céu fazia um sentido sentimental lógico, devido à conexão entre as tradições musicais dos dois países.

Os ingressos estão à venda no SYMPLA por R$ 60 + taxa.

SERVIÇO:

O QUE: Tropix por Céu

ONDE: Praça Thereza Batista, Pelourinho, Centro Histórico

QUANDO: Sábado(23) a partir das 21h

QUANTO: R$ 60

ONDE COMPRAR: Sympla