Mulheres negras recontam histórias de bairros de Salvador no podcast Elas Fazem...

Mulheres negras recontam histórias de bairros de Salvador no podcast Elas Fazem Cidade

Já está no ar, no Spotify e em algumas das principais plataformas de áudio, o podcast Elas Fazem Cidade: protagonismo feminino nas tramas do cotidiano. Com produção da TRAMA e mediado pela urbanista arquiteta Zara Rodrigues, o podcast traz histórias de Salvador e dos seus territórios populares negros em três episódios, através da perspectiva de mulheres negras – lideranças femininas reconhecidas e referenciadas em seus bairros e comunidades. Participam da primeira edição moradoras da Gamboa de Baixo, Pelourinho, Ladeira da Preguiça, Subúrbio Ferroviário, Valéria e Itapuã.

Assim, fazendo costuras entre as memórias, sonhos e desejos dessas mulheres, o Elas Fazem Cidade propõe criar um espaço de escuta, além de construir um acervo que servirá para visibilizar outras narrativas para além daquelas já definidas em registros oficiais. Trata-se, portanto, de uma ferramenta afetiva de reconexão de moradores e moradoras da cidade com o seu próprio espaço.

“Contar memórias é um ato ancestral. É por meio delas que as pessoas mais velhas partilham vivências, fabulam histórias e imaginam futuros”, explica a apresentadora Zara Rodrigues. “É comum ouvir uma única narrativa sobre as vivências da população negra na cidade, elas podem até falar sobre problemáticas pertinentes, mas não trazem a totalidade do que é a complexa vida negra, e assim, colabora na criação de apagamentos”, detalha.

O Elas Fazem Cidade foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

OUÇA AQUI

*Sobre a TRAMA*

Fundado em 2020, em Salvador (BA), a TRAMA é uma rede que tece processos criativos e de mobilização social a partir dos cruzamentos entre comunicação, artes visuais, arquitetura-urbanismo e educação. Atua com o objetivo de incidir, de forma engajada e criativa, ações de comunicação junto a grupos sociais que enfrentam processos violentos de exclusão e subalternização política, econômica e social, no campo e na cidade.

Além de movimentos sociais, associações de bairros e coletivos periféricos, a trama é tecida também com grupos de pesquisa universitários, organizações sociais ligadas aos direitos humanos e assessorias técnicas populares.

*Ficha Técnica*
Identidade Visual: Flora Tavares e Matheus Tanajura
Roteiro: Marina Novaes, Lucas Ribeiro e Zara Rodrigues
Produção: Atailon Matos, Flora Tavares, Marina Muniz, Marina Novaes, Lucas Ribeiro, Luisa Caria, e Zara Rodrigues
Captação e desenho de som: Victor Brasileiro
Vídeos: Lucas Ribeiro, Luisa Caria, Flora Tavares
Fotografia: Atailon Matos, Marina Muniz, Marina Novais, Luisa Caria
Mediação: Zara Rodrigues
Apoio: Casa Rosa

Foto: Atailon Matos