#Gastronomia: Os produtos da Bahia usados por grandes chefs no Mesa ao...

#Gastronomia: Os produtos da Bahia usados por grandes chefs no Mesa ao Vivo Bahia

Chef Alex Atala no Sheraton Hotel da Bahia por Genilson Coutinho_geral

A segunda edição do Mesa ao Vivo Bahia 2016, realizado pela revista Prazeres da Mesa no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador, foi um sucesso de público prestigiando as maravilhosas criadas pelos mais renomados chefs de cozinha do Brasil, reconhecidos internacionalmente por comandarem os restaurantes mais premiados do mundo.

O auditório Esmeralda no Sheraton, recebeu mais de 400 pessoas aproveitaram bastante a aula show do chef Alex Atala, responsável pelo restaurante paulista “D.O.M.”, eleito o sexto melhor restaurante do mundo pela revista inglesa Restaurant.

Atala reforçou  em seu discurso sobre a gastronomia moderna, a temática do evento  “Os Biomas da Bahia: tradições revisitadas, técnicas populares e produtos regionais”, deixando claro o seu objetivo na gastronomia: “não é ser somente delicioso, mas, sobretudo provocativo e que desperte os sentidos e a curiosidade das pessoas”, afirmando ser esse o segredo utilizada no menu do  seu restaurante.

Atala

De maneira simples e objetiva, Atala passou a mensagem sobre a importância de entender o alimento e saber aproveitá-lo como um todo, o que inclui a biodiversidade e a cadeia produtiva. Para ele, temos que promover os bons cozinheiros da Bahia, promover cada vez mais a gastronomia baiana. Criar e reinventar o que ficou no passado. Assim Alex apresentou o seu Ravióli recheado de vatapá e molho de leite de coco e shoyo(Foto).

Chef Diego Lozano, Marcelo Moura_Gerente de Operações_Chef Alex Atala_Iana Von Bahr_Diretor de Operações da rede GJP na foto de Genilson Coutinho
Chef Diego Lozano, Marcelo Moura_Gerente de Operações_Chef Alex Atala_Iana Von Bahr_Diretor de Operações da rede GJP na foto de Genilson Coutinho

Grandes nomes da gastronomia como Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto-SP), Pedro de Artagão (Irajá – Rio de Janeiro), Mara Alcamin (Universal Dinner – Brasilia), Diego Lozano (Escola de Confeitaria Diego Lozano – São Paulo), Tereza Paim (Restaurante Casa de Tereza), Edinho Engel (Restaurante Amado), Fabricio Lemos (Restaurante Amado), Lisiane Arouca (chef consultora), José Morchon (La Taperia); Ana Célia (Zanzibar), Richard Fehlberg (Blue Diamond Gastronomis e Belo Rústico pães artesanais), Fabrizio Abbate (Don Fabrizio), Rogerio de Siqueira (chef do Tivoli – Praia do Forte), Beto Pimentel( Restaurante Paraiso Tropical) e o chef anfitrião Leandro Strattmann (Restaurantes Passeio da Vitória e Genaro de Carvalho), participaram do evento.

Medalhão ao molho de gorgonzola com ravioli de maçã  do Restaurante Amado em Salvador
Medalhão ao molho de gorgonzola com ravioli de maçã do Restaurante Amado em Salvador

Até 00h do dia 23 de maio, acontece a votação popular para uma das mais tradicionais premiações gastronômicas no Brasil, Melhores do Ano Prazeres da Mesa. Um juri formado por 165 especialistas – entre chefs, críticos, jornalistas e estudiosos da alimentação, escolheram os destaques do último ano em 26 categorias, indo dos chefs que fizeram um trabalho marcante, os doces que merecem ser repetidos, o artesão da gastronomia que forneceu os melhores produtos, entre outros.

A Bahia é representada em duas categorias, concorrendo o Amado e Casa de Tereza na categoria Restaurante do Ano Nordeste e em Comida de Rua, o Acarajé da Cira. No site lista completa de todas as categorias e concorrentes. Lembrando que não é obrigatório votar em todas categorias, pode optar apenas naquelas em que você tem conhecimento. É valido apenas um voto por endereço de IP.