Baterista Marcelo Costa celebra 45 anos de MPB com disco que inclui...

Baterista Marcelo Costa celebra 45 anos de MPB com disco que inclui Roberta Sá, Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto

Requisitado por 10 entre 10 artistas da MPB, o baterista e percussionista Marcelo Costa coleciona colaborações e admiradores. A lista inclui Caetano Veloso (com quem gravou 11 CDs e fez 7 turnês nacionais e internacionais), Lulu Santos, Adriana Calcanhotto, Maria Bethânia, Marisa Monte, Jaques Morelenbaum, Gal Costa, Zizi Possi, Ana Carolina, Bebel Gilberto, Chico Buarque, Flávio Venturini, Gilberto Gil, Mart’nália, Maria Gadú, Roberta Sá, Zeca Baleiro e muitos outros.

Marcelo começou a ganhar visibilidade aos 14 anos, como integrante do grupo A Barca do Sol, com o qual gravou 3 discos. Com apenas 16 fez a sua primeira gravação profissional no álbum “Limites das Águas”, de ninguém menos do que Edu Lobo. Com o final da Barca do Sol, passou a tocar com grandes nomes da nossa música, alguns deles presentes no álbum que começou a se desenhar há alguns anos e que agora está sendo lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Marcelo Costa Vol. 1 reúne registros feitos em estúdio, entre 1994 e 1999, com exceção de “Na Cadência do Samba”, gravada há 2 anos. A ideia inicial era comemorar os 25 anos de profissão, que agora já somam 45. O disco reúne grandes músicos e cantores que fazem parte da trajetória musical deste instrumentista, ritmista valorizado pela nata da MPB e do pop nacional.

“Ao invés de dar uma festa, fiz esse disco. Com um repertório escolhido por mim, ele é um encontro de artistas e amigos que estiveram e estão na minha vida. Cantando, tocando e celebrando a música do Brasil”, comenta Marcelo.

Caetano Veloso marca dupla presença no disco, como intérprete de Meu bom (Marcelo Costa) e do samba Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico, 1934). Adriana Calcanhotto revisita Do fundo do meu coração (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1986), canção que já gravara com Erasmo Carlos em 1996.

Após 20 anos o álbum chega efetivamente ao mercado fonográfico, em edição digital nesta sexta-feira (9) e em CD pela gravadora Biscoito Fino, que chega nas lojas a partir do dia 16 de agosto.

“Toda a minha alegria e felicidade em pertencer ao que aprendi a chamar de MPB, que para mim é toda música que se produz no Brasil, está presente nesse disco”, afirma.