Saudação: Ana Mametto estreia programa em homenagem à música afro-brasileira

Saudação: Ana Mametto estreia programa em homenagem à música afro-brasileira

A cantora, atriz e jornalista Ana Mametto trabalha no lançamento do seu novo projeto. Trata-se do programa Saudação, que estreia a partir da próxima quarta-feira (10) no canal da baiana no Youtube, o https://www.youtube.com/channel/UC4UhNM6_GTwo7d1NEPRHQpg.

Escrito e apresentado por Ana, o projeto tem como ponto de partida o seu mais recente disco, com o mesmo nome do programa, que faz um tributo às raízes musicais da cultura afro-brasileira, homenageando grandes nomes da MPB. A produção é da Via Press Comunicação.

Saudação traz quatro episódios inéditos que serão lançados sempre às quartas-feiras, reunindo música e entrevistas com convidados que vão falar sobre as obras dos homenageados. A homenagem a Clara Nunes abre a agenda do programa, que segue com edições em homenagem ao disco Afro-sambas, de Vinícius de Moraes e Baden Powell, Os Tincoãs e Dorival Caymmi.

Assuntos fundamentalmente relacionados à cultura afro-brasileira aparecem em meio à conversa de Ana Mametto e convidados. Em pauta, temas como origem e ancestralidade, representatividade, luta antirracista, musicalidade africana e da Bahia, intolerância religiosa, entre outras questões estarão na pauta das conversas.

“Esse momento difícil de pandemia nos faz revisitar muitas coisas dentro de nós, e esse álbum vem para saudar artistas que têm uma ligação direta com a minha carreira e que são fundamentais para a cultura afro-brasileira”, destaca. A ideia começou com o disco de mesmo nome, lançado em agosto, que saúda a ancestralidade da cultura afro-brasileira, e ao mesmo tempo as influências musicais da artista baiana.

Saudação também vem para consolidar a carreira de mais de 10 anos na música de Ana Mametto, sendo seu primeiro projeto inteiramente digital, apresentando a pluralidade de talentos que vão além da música. A artista é também atriz e apresentadora.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
*Sobre Ana Mametto*
Baiana de Salvador, Ana Mametto ingressou profissionalmente na música ainda adolescente, aos 13 anos, e desde então não parou mais. Na sua longa trajetória artística, entre os nomes internacionais, soma trabalhos com nomes como a banda Scorpions, na turnê brasileira em 2008 e apresentações no México e em Portugal, além de participação com o guitarrista Carlos Santana. Há dez anos fez o primeiro show com a banda Mametto em um mergulho na música afro em suas diversas dimensões. Os shows são marcados por interpretações intensas em verdadeiros espetáculos cênicos-musicais que encantam a todos. Em 2017, estreou como atriz no musical baiano “De Um Tudo”, dirigido por Fernando Guerreiro, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como Atriz Revelação. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor e dramaturgo pernambucano João Falcão, que lhe rendeu o Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Atriz.