SANTOS JUNINOS NO ARTESANATO DA BAHIA

SANTOS JUNINOS NO ARTESANATO DA BAHIA

O mês de junho é conhecido por ser um período especial de celebração e devoção aos santos na tradição católica. Nos altares e oratórios, montados nesta época, e na composição em espaços de decoração, as imagens artesanais trazem uma variedade de estéticas da cultura do estado.

Neste sentido, o Artesanato da Bahia reúne algumas peças de santos juninos, feitos a mão por artesãs e artesãos baianos.


No segmento de santeiras, estas e muitas outras sugestões de presentes podem ser encontradas na Casa Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, 02, na loja do Museu de Arte Contemporânea – MAC, no bairro da Graça, e no foyer do Hotel Mercure, no Rio Vermelho.

Das técnicas tradicionais às mais modernas, as imagens de Santo Antônio e São João foram criadas com diversos materiais. A cerâmica foi utilizada pela mestra artesã Constância e a artesã Célia Regina, respectivamente, em uma imagem barroca e numa versão afro de Santo Antônio.

Com o papel machê, Néia Estevam modelou uma peça diferente de São João. Já o biscuit é o material utilizado por Rozart e Joci Santos para dar formas ao santo casamenteiro, que também ganha uma bela versão em crochê, de Rosana Nunes, e em tecido de Graciene Paiva. A única peça em oratório, criada por Alf, abriga a imagem de Santo Antônio.