Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz seguem com Lodê em turnê pelos Estados...

Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz seguem com Lodê em turnê pelos Estados Unidos

Rumpilezz na turnê Lodê no Estados Unidos

Vencedora do Prêmio Bravo! como Melhor Álbum Popular e do Prêmio da Música Brasileira como Revelação e Melhor Grupo Instrumental, a Orkestra Rumpilezz , criada em 2006 pelo instrumentista e maestro Letieres Leite, tem colhido os frutos do excelente trabalho que vem fazendo em prol da música instrumental.

Em turnê pelos Estados Unidos, desde o final do mês de julho, o grupo já passou pelas cidades de New York, Philadelphia, Miami, Santa Cruz e parte agora para San Francisco(06) e San Jose(08)  dentro do Circuito internacional de Festivais de Jazz com o concerto intitulado Lodê.

No percurso, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz receberam convidados importantes do jazz mundial, como o trompetista Steven Bernstein e o pianista Arturo O’ Farrill, líder da Afro Latin Jazz Orchestra e atual comandante da primeira família de Afro-Cuban Jazz. Ainda, em sua passagem pela Philadelphia, Letieres e Orkestra receberam  da prefeitura da cidade, menção honrosa pela contribuição à diáspora da música negra pelo mundo.

foto
Steven Bernstein Letieres Leite e Arturo O’ Farrill
Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz  recebem menção honrosa da prefeitura da Philadelphia nos Estados Unidos
Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz recebem menção honrosa da prefeitura da Philadelphia nos Estados Unidos

.Com uma formação elegante, composta por instrumentos de sopro e percussão, o grupo apresenta composições inspiradas no universo da música de matrizes africanas da Bahia, sob a influência do jazz moderno. A Orkestra contempla a música afro-baiana e suas derivações e atribui à ancestral percussão uma roupagem harmônica moderna, com composições e arranjos concebidos a partir das claves e desenhos rítmicos do chamado Universo Percussivo Baiano, tendo influência no grupos Ilê Aiyê e Olodum, os Sambas do Recôncavo e o culto sagrado do Candomblé.

Entre alguns trabalhos de aproximação com grandes artistas, os encontros com Gilberto Gil (2014), Lenine (2014 e 2015) e com o norte-americano Joshua Redman (2012) já apresentaram ao grande público algumas das possibilidades e afinidades da música de Letieres e da Rumpilezz.

Após turnê RUMPILEZZ LODÊ | EUA 2015, o grupo circulará em solo nacional neste mesmo ano com o espetáculo cênico-musical RUMPILEZZ VISITA CAYMMI, onde apresentará o repertório do compositor baiano Dorival Caymmi revisitado por novos arranjos de Letieres Leite.