Luiz Caldas canta hip hop em seu 107º disco
Luiz Caldas acaba de lançar o disco de hip hop “Pedrada!”, com dez canções, nove delas com letra e música assinadas pelo artista, duas com participações.
Na faixa Em nome de Tupã, ele divide os vocais com André Abujamra, que interpreta o Pajé Abú. Já o baiano Felupz canta com Luiz a música “O Mundo é de Todo Mundo”, um manifesto LGBTQIA+, que pede mais consciência, liberdade, amor e paz. A canção O Poder um Dia Acaba é uma parceria com Antônio Romero. O álbum está disponível no site do artista www.luizcaldas.com.br e nas plataformas de streaming.
Luiz conta que escrever as letras foi trabalhoso, uma vez que o rap, como música de protesto, suscita a abordagem de questões profundas, que são como “feridas” da humanidade. As canções em “Pedrada!” tratam de temas como fome, desrespeito aos povos originários, abuso de poder, desigualdade social, corrupção, racismo e a ambição desenfreada do Homem.
Em Quer pagar pra ver?, ele faz o alerta “A raça humana de alma tacanha e gigantesca sanha de riqueza e destruição, como um vulcão entra em erupção, derramando sua lava de desprezo, ignorância e inconsequência, sem entender que está acabando com a própria essência, parece que não pensa, que é burro de nascença. Quer pagar pra ver?”
Num dos trechos da canção Ku Klux Klan, o artista relembra “No dia 13 de abril de 1873, em Colfax, Louisiana, 300 milicianos, todos brancos, atirando, cercando e infernizando, os defensores da cidade. Foi uma atrocidade, pro negro não houve piedade. A raiva nunca dorme, ela só tira um cochilo”.
“A pesquisa histórica para escrever as músicas foi fascinante e eu mergulhei fundo, amei fazê-la e transformá-la em hip hop”, comemora Luiz. “Pedrada!” é o 107º disco do projeto de lançamentos mensais do artista. Para fevereiro, ele prepara um álbum de ijexá.
FICHA TÉCNICA
Direção, Produção e Voz – Luiz Caldas
Produção Executiva – Alan Barboza
Feat – Andre Abujamra – Em nome de Tupã (Pajé Abu)
Felupz – O Mundo é de Todo Mundo
Programação – Luiz Caldas, Gigi Cerqueira, Léo Brasileiro, Tito Oliveira, Claudinho Guimarães
Bateria – Tito Oliveira, Júlio César, Neto Buguelo
Baixo – Fernando Nunes e Gigi Cerqueira Guitarra – Luiz Caldas e Léo Brasileiro
Mixagem, Efeitos e Masterização – Marcelo Machado
Capa – Felipe Martinho
Tradução Guarani – Alexandre Carai * Em nome de Tupã
Agradecimentos especiais – Victor Brasileiro, Beto Martins, Marcio Santos, Victor Martins
Gravado no estúdio M. A. Artes para o mês de janeiro de 2021