Filme sobre Nise da Silveira, com Gloria Pires e Fabricio Boliveira em...

Filme sobre Nise da Silveira, com Gloria Pires e Fabricio Boliveira em cartaz no Shopping da Bahia

Fabricio Boliveira e Gloria Pires em Nise
Depois de passar por alguns festivais de cinema importantes, como o do Rio, levando prêmio de melhor filme no juri popular e o de Tóquio, no Japão, como melhor filme e melhor atriz para Glória Pires, chegou aos cinemas brasileiros, na quinta(21), ‘Nise – O Coração da Loucura’, que traz Gloria no papel da psiquiatra Nise da Silveira.

O filme narra a saga da revolucionária médica, que substituiu eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos por oficinas de arte e terapia ocupacional. “Eu não acredito na cura pela violência. Eu não sou capaz de fazer aquilo”, Nise costumava dizer.

O longa foi filmado durante dois meses no Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, onde ficava o Hospital Psiquiátrico Pedro II. Lá foram revelados grandes nomes das artes plásticas, como Emydgio de Barros, Raphael Domingues, Lucio Noeman e Fernando Diniz. A descoberta do talento deles é apresentada no filme, que mostra o primeiro contato com a tinta, o pincel e o barro

 O pintor é feito um livro que não tem fim. (Fernando Diniz)

O pintor é feito um livro que não tem fim. (Fernando Diniz)

Conversei com médicos e amigos do Fernando. Ele foi o paciente que viveu mais tempo perto da Nise. E se transformou em um grande exemplo dos estudos dela, da revolução que o tratamento psiquiátrico através das artes plásticas pode promover. Fernando e outros seis pacientes, que ficaram conhecidos como Os Sete Camafeus, se transformaram em grandes artistas, com reconhecimento internacionalNesse momento onde assistimos as intenções egoicas dos nossos representantes, é necessário assistir um filme sobre uma heroína brasileira , que pensava realmente numa real mudança na psiquiatria através do afeto , artes e relação horizontal. Pode nos inspirar como nova sociedade.” falou ao SiteUR, o ator Fabricio Boliveira, que vive no longa, o  personagem do paciente Fernando Diniz.

Fabricio Boliveira como Fernando por Vantoen P JR
Fabricio Boliveira como Fernando por Vantoen P JR

Em Salvador, Nise pode ser visto em diversos horários no Shopping da Bahia. Basta acessar o site para conferir a programação completa.