#DIONESIA: Conheça o espaço cultural mais plural na ilha de Boipeba

#DIONESIA: Conheça o espaço cultural mais plural na ilha de Boipeba

A Dionésia é uma produtora de cinema e um centro cultural que fica na Ilha de Boipeba. Ela surgiu no verão do ano de 2019 e agora segue para seu terceiro verão trazendo para a Ilha um espaço que atrai artistas e amantes das artes. A proposta da Dionésia é se tornar o primeiro teatro da Ilha, por isso o nome inspirado no Deus Grego Dionísio.

“A Dionésia surgiu num sonho. Quando acordei fui correndo para o caderno rabiscar o que tinha visto no meu mundo imaginário.” relata o artista Danzee, o criador e proprietário do espaço, que durante a noite preferia ser chamado de Dionísio.

Danzee

“Surgiu nesse sonho, mas que na verdade já era um desejo antigo meu: ter um ponto de cultura e arte para possibilitar as pessoas um acolhimento e um respiro do mundo, já que, para mim, só a arte nos salva da vida.”

O espaço é uma constante metamorfose estética. No primeiro ano, foi gerido por Edilene e Tony Medrado, que fizeram do lugar um delicioso café com bebidas diferenciadas e um cardápio típico nordestino. Já no segundo foi gerido por Danzee que trouxe a proposta de ressignificar locais tipicamente heteronormativos em um lugar acolhedor para todas as cores do espectro do arco-íris.

A Plataforma Fervo2k20 desembarcou no Espaço Cultural Dionesia desde Agosto de 2021. Um de seus idealizadores, o produtor, gestor cultural e pesquisador Vinicius Alves, tem conduzido localmente o processo da Residência Criativa Fervida. A iniciativa da Fervo2k20 conta com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos através do edital defendendo Direitos LGBTs no Brasil.

A Plataforma Fervo2k20 surge no momento de pandemia como uma resposta solidária, comunitária e orgânica da cena de artistas, produtoras e coletivos culturais independentes. Ela tem se debruçado na produção de memória e inteligência coletiva; articulação e colaboração em rede; e, monetização e difusão de produções independentes.

Desde seu surgimento em Abril de 2020, a Fervo2k20 já mobilizou milhares de pessoas em suas ações. Contudo, mantém uma base de dados com 348 pessoas que estão destacadas a partir de de 14 estados e todas as regiões do país na aba Catálogo de seu portal .

Os dados têm servido para pensar as ações estratégicas da Plataforma. Uma delas, a mentoria para o desenvolvimento de projetos culturais, que só na primeira chamada da Lei Aldir Blanc na Bahia ajudou na captação de mais de R$200mil para a cena.

Dionesia sob nova direção

A partir da chegada da Plataforma Fervo2k20 na Ilha de Boipeba, a Dionesia está sob nova direção. Com uma programação que tem ocupado a quinta e a sexta na Ilha, o espaço cria um aconchegante e seguro ambiente na Praça da Vila, fazendo a Praça Santo Antônio transbordar arte e cultura.

“A gente chegou pra essa temporada conversando com artistas, produtoras, espaços e coletivos culturais da Ilha de Boipeba. Por isso a gente só tem aberto o espaço quando ele verdadeiramente serve de vitrine para o levante cultural que tem ocorrido na ilha. O circuito independente resolveu se articular de maneira mais forte e nós demos a sorte de chegar na ilha justamente nesse momento.”, afirmou Vinícius.

Vina

“A gente chegou para trocar tecnologia social. Aquela que se garante não pelo dinheiro, mas pela capacidade de produzir um outro mundo possível junto com outras pessoas. A Fervo2k20 tem feito isso há um ano e resolveu experimentar agora essas trocas a partir do Brasil profundo. No caso, da Ilha de Boipeba.”, completou o gestor.

Segundo o produtor, somente para a segunda edição do edital da Lei Aldir Blanc na Bahia, a Plataforma Fervo2k20 e o campo de arte e cultura da Ilha inscreveram quase dez projetos em diferentes linhas temáticas. A mentoria foi oferecida de maneira gratuita à comunidade, que abraçou o espaço como um ponto de encontros para além das ocupações culturais que rolam todas as quintas e sextas.

As quintas-feiras são dias do Som de Quinta, com um palco aberto a artistas locais, sob a condução de Pedrão e Carlitos – artistas soteropolitanos conhecidos por suas participações na cena independente de Salvador e que moram na ilha desde o início da pandemia. No dia seguinte, a sexta, é o momento das Sextas Dionisíacas, conduzidas pela DJane Zazi Love – oriunda de São Carlos mas que atua na cena artística de Boipeba há pelo menos três anos.

Zazi Love por Helbert Rodrigues

“A cada semana a casa tem buscado incrementar alguma novidade. Com o processo da Aldir Blanc abrimos um diálogo ainda melhor com a cena do trap, do rap, do hip-hop, que já faziam coisas na porta do equipamento antes da pandemia. A ideia é ir abrindo a ocupação do espaço pra que essa turma possa ter na Dio uma vitrine na praça para se apresentar, ter sua arte reconhecida e sua cultura valorizada. A gente tá só começando…”, finalizou Vinicius Alves.

Hoje e amanhã, portanto, tem fervo na @ataldedionesia e nós do Site Uran Rodrigues estamos por aqui para acompanhar.