Chefs Beto Pimentel, Leila Carreiro e Marcelo Pinheiro criam pratos à base...

Chefs Beto Pimentel, Leila Carreiro e Marcelo Pinheiro criam pratos à base de #Mandioca para o Festival Tempero no Forte

Chef Beto Pimentel

Com vocação turística e gastronômica, o 11° Festival Tempero no Forte movimentou o circuito de restaurantes da Praia do Forte, litoral norte de Salvador e do entorno da charmosa vila de pescadores, no último fim de semana. Realizado por Djanira Dias, da 2D Projetos Culturais e Eventos, em parceria com a Opening Comunicação e curadoria da chef Tereza Paim, o evento desafiou os 34 chefs e suas equipes a criarem pratos à base de mandioca, tema deste ano.

Vindos de outros estados, de Salvador e da própria região, os chefs deixaram o Litoral Norte ainda mais saboroso, reafirmando o compromisso com a culinária brasileira, em paralelo com a arte e a música, e colocando o destino no mapa dos melhores eventos da boa mesa. O festival segue até o dia 11, próximo domingo.

criam cozinha-show

Com uma maratona bastante diversificada em sua programação, uma das atrações mais disputadas pelos amantes e curiosos da culinária, a Cozinha Show foi palco de aulas e encontros marcantes. Por lá, diretamente da Paraíba, a chef Ana Clóris, da Anita Pâtisserie, fugiu do tema, mas ensinou todos os detalhes do Bolo de Mel de Engenho com Caramelo de Alecrim e Rocha de Mel de Abelhas.

Leila Carreiro, chef e expert quando o assunto é cozinha patrimonial da Bahia, do restaurante Dona Mariquita, preparou um Caldo de Mandioca com Camarão Defumado. Para os adeptos da linha fit, a nutricionista funcional Monica Campos surpreendeu com seu Queijo Vegano de Mandioca.

chef-ana-clo_ris
Chef Ana Clóris

Marcelo Pinheiro, paraibano e chef executivo do Tivoli Eco Resort, comandou duas aulas. A primeira, uma oficina voltada para as crianças, que aprenderam a fazer o Beijinho com Flocos de Mandioca, seguida da Ilha Flutuante. Famoso pela alquimia de sabores exóticos, o chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical – que recebeu a culinarista Elíbia Portela na Cozinha Show –, aguçou os paladares do público com uma Moqueca de Preguari, Taioba, Mapé, Mamão Verde e Maxixe.

chef-leila-carreiro
Chef Leila Carreiro

Quem encerrou a programação de aulas foi a veterana da Cozinha Show do tempero no Forte, Morena Leite, baiana que comanda os famosos restaurantes Capim Santo, em Trancoso e São Paulo, que não perde por nada o evento. Com a companhia da filha Manuela, que já mostra traquejo na cozinha, as duas colocaram a mão na massa e prepararam um apetitoso Camarão com Rendas de Mandioca.

c
Chef Morena Leite e a pequena Manuela Leite

Mantendo a tradição, a cada edição os eventos paralelos aqueceram as papilas gustativas dos apaixonados pela gastronomia. No restaurante da Pousada Porto da Lua, o chef baiano Isaías Neries, que pilota o Parador Lumiar, na serra fluminense, assinou o prato Moqueca de Mandioca com Frutas e Frutos, um dos destaques do Almoço do Mar.

Moqueca de preguari taioba mapé mamão verde e maxixe by Beto Pimentel
Moqueca de preguari taioba mapé mamão verde e maxixe by Beto Pimentel

No Tivoli Eco Resort, o chef executivo Marcelo Pinheiro, se juntou aos chefs cariocas convidados, Daniel Pinho e Carlos Cordeiro que, a seis mãos, capricharam em suas criações. O anfitrião criou a entrada, Ilha flutuante de Pinaúna ao Tucupi. O chef Carlos Cordeiro – que tem no currículo passagem pelo famoso NOMA, de Copenhague, considerado um dos melhores restaurantes do mundo – ficou responsável pelo prato principal do jantar, Lagostins com Creme de Aipim, Salsa de Feijão de Corda e Óleo de Licuri. A degustação foi finalizada com o Bombom de Cuscuz de Tapioca e Caramelo, Redução de Vinho Tinto e Sorvete de Maracujá, criação do chef Daniel Pinho.

Chef Isaias Neries
Chef Isaias Neries

Já no Jantar da pousada Via dos Corais, no restaurante Villa Gourmet, o destaque foi o delicioso cardápio assinado pelo trio de chefs baianos Tereza Paim, Beto Pimentel e Chuca Cardoso, que deixou o paladar do público com gostinho de quero mais. Beto apresentou sua Salada Duca, com Maturi, Coco de Licuri, Manga, Biribiri e Lâminas de Coco Verde temperadas e Creme de Aipim e Pindoba. A chef Tereza Paim elaborou o prato principal, Costelinha Suína em Confit Cítrico com Aipim e Mandioca Crispy, e Chuca Cardoso, assinou a sobremesa, Pirâmide de Tapioca: Bricelet com Sorvete de Tapioca e Calda de Frutas Vermelhas com Nutella.

Para mais informações sobre o evento, visite o site e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais Facebook e Instagram.