Chef Eliana Dias e as novidades do Ercolano

Chef Eliana Dias e as novidades do Ercolano

Eliana Dias por Uran Rodrigues

Ninguém tem dúvida de que a grande estrela de um restaurante é o seu chefe de cozinha. É a partir da ousadia e criatividade do chefe que são elaborados pratos inesquecíveis e que já encantam desde a sua apresentação à mesa. A alma do restaurante Ercolano, que fica no Itaigara, atende pelo nome de Eliana Dias. A menina saída há mais de 20 anos de Mundo Novo, município localizado há cerca de 314km de Salvador, de sorriso fácil e voz pausada, quase didática, é a atual responsável pelas iguarias deliciosos servidas no restaurante.

IMG_7413
Salada gelada de Melão comPeito de Peru

Mas para chegar à posição de chef do Ercolano Eliana batalhou muito. E quando olha para trás, sente um orgulho imenso pelo caminho que vem trilhando. Decidida a morar em Salvador, ela veio para trabalhar como babá aos 17 anos. “Mas eu propus à cozinheira da casa que ela cuidasse das crianças e deixasse a cozinha sob meu comando”, conta. Essa era sua verdadeira vocação, afinal, desde muito cedo ajudava a mãe a fazer as refeições em casa, por ser a mais velha de nove irmãos. “Aos sete anos eu já cozinhava com panela de pressão. Deixar que uma criança faça isso atualmente seria uma loucura”, brinca.

IMG_7427
Codorna Kiev

Formada pelo Senac e pela Faculdade Estácio Fib em gastronomia, a chef do Ercolano conta que é na prática do dia a dia e nas experiências afetivas da infância que busca inspirações para montar seus pratos. “Também tive a grande honra de trabalhar ao lado de Zezinho (primeiro chef do Ercolano), com quem aprendi muito. É fácil encontrar a chef de cozinha pelo restaurante, pois ela adora atender os clientes pessoalmente.

Costela suína com farofa de banana da terra e batata palha



Quem ainda não conhece o restaurante Ercolano terá a chance de experimentar o cardápio exclusivo preparado para a edição deste final de semana da Feira Gastronômica que acontece pela primeira vez na Ribeira. Serão duas opções preparadas especialmente para A Feira: A costela suína com farofa de banana da terra e batata palha (R$15) e o sanduíche de cordeiro (R$10) que é feito com pão francês, hambúrguer de cordeiro, berinjela confitada e molho de iogurte. De dar água na boca!! E, no fim deste mês, o Ercolano ainda vai apresentar seu novo cardápio com novidades como o arrumadinho de cordeiro e o ravioli negro com massa feita de tinta de lula recheado com camarão.