Casa MAR promove a live ‘Pretas no Poder’

Casa MAR promove a live ‘Pretas no Poder’

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, a Casa MAR – hub de cultura, influência e tecnologias criativas, promove a live ‘Pretas no Poder’ nesse domingo, dia 25 de julho.

O evento idealizado e produzido por mulheres negras, será transmitido no Canal do BuzzFeed Brasil, no Youtube, a partir das 16h.

A live contará com a presença de mulheres proeminentes em diversas áreas, como a jornalista Val Benvindo, a atriz Jeniffer Dias, a empreendedora Tamila dos Santos, a advogada e mestra em Direito Público, Camila Garcez e mediação da historiadora e transativista, Giovanna Heliodoro.

A live ‘Pretas no Poder’, além de apresentar inspirações para o público, tem como foco debater o lugar das mulheres negras nos espaços de poder, como a arte, a comunicação, o ciberespaço, a justiça/direito e os negócios.

“Ser mulher negra é enfrentar diferentes opressões e ao mesmo tempo, encontrar mecanismos para superar as desigualdades. Nosso objetivo é inspirar mulheres negras, compartilhando as nossas vivências e as ferramentas que utilizamos para nos fortalecer”, destaca Tamila dos Santos, CEO da Afroimpacto.

A atriz Jeniffer Dias, afirma que embora tenham um longo caminho a percorrer, as mulheres negras, tem mostrado diariamente o seu papel na formação do Brasil. “Com sangue nos olhos, enfrentamos discriminações, violências que a nossa sociedade nos impõe, e ainda assim conquistamos espaços de poder. Nós não estamos para brincadeira! ”, frisa.

O encerramento da programação será ao som da rapper Cronista do Morro[foto destaque]. A artista e compositora, revelação do hip hop baiano, que apresentará um pocket show com seu repertório forte, impactante e com versos que falam sobre a luta pela liberdade e sobrevivência.

CAPACITAÇÃO

Como parte do conjunto de ações, a Casa MAR, promove o Curso de Capacitação Profissional para Trancistas, realizado pela Afroimpacto, nas modalidades online e presencial. As inscrições iniciam no dia 25 e serão realizadas por plataforma virtual, e são ofertadas 45 vagas.

Sendo 15 disponíveis para pessoas iniciantes, com aulas presenciais a tarde, na parte técnica das tranças, e online para ensinar como montar o seu negócio. Além de 30 vagas para profissionais que desejem estruturar o seu negócio a partir das técnicas de empreendedorismo, com aulas online.

O curso é Ministrado por Tamila dos Santos – Afroimpacto; Ana Carolina Pinto – Afroimpacto e MAP; Monique Viana e Adriane Santiago – Afro Odara; Catarina Lima e Valéria Lima – VC Penteado Afro; e Fau ferreira – Afroempreendendo. Para participar, as mulheres devem se autodeclarar negras, indicarem que possuem disponibilidade para participar das formações e preencherem o formulário de inscrição. Todas as aprovadas receberão um aviso de confirmação da inscrição via e-mail cadastrado.

Para inscrição na Capacitação de Trancistas, acesse o LINK.

SOBRE AS PALESTRANTE

Val Benvindo
Jornalista de formação e produtora executiva. De 2008 a 2019 exerceu essa função no Bloco Afro Ilê Aiyê, desenvolvendo papel estratégico em eventos como Noite da Beleza Negra, Semana da Mãe Preta e os desfiles carnavalescos, além de shows e viagens. Assinou a produção executiva no Troféu ‘Dodô & Osmar’, no Prêmio Braskem de Teatro e na reinauguração do Teatro Castro Alves (2016).
Em 2016, Val também dirigiu, produziu e roteirizou o curta ‘Outra Face’, que conta a história da noite da beleza negra. Em 2017 assumiu a produção da carreira da jornalista e digital influencer Tia Má. Além disso, produziu “Na Rédea Curta – A peça”, fruto do canal homônimo do YouTube que narra o cotidiano de mãe e filho, dentro do universo baiano. Desde 2017 Val passou a integrar o trio de apresentadores da ‘Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê’. Atualmente apresenta a coluna “Meu nome é Val” no programa ‘Band Mulher’, do canal Band Bahia.

Jeniffer Dias
Atriz em movimento: que canta, dança, produz e dirige; recentemente finalizou a sua participação na segunda temporada da premiada série ‘Segunda Chamada’ da TV Globo como a motogirl Antônia. Nascida em Niterói, ela é produtora e uma das idealizadoras do ‘Projeto 111’, um movimento de resistência cultural (@centoeonze.projeto). Formada pela Escola de Atores Wolf Maya e pela Escola Sesc de Teatro, começou a sua carreira no elenco do programa de TV ‘Esquenta’ da TV Globo, ao lado de Regina Casé.
Depois emendou trabalhos na ficção: deu vida a personagem “Dandara” em ‘Malhação Vidas Brasileiras’ e a Luana na novela ‘Novo Mundo’, ambas produções da TV Globo. Protagonizou o curta-metragem ‘Carne’, de Mariana Jaspe. Depois foi Kátia na comédia romântica ‘Ricos de Amor’ da Netflix. Durante a Quarentena (em casa): dirigiu, produziu e protagonizou um filme que está em fase de montagem.

Tamila Santos
Assistente Social (UFBA), Especialista em Gestão Social (Instituto Amani) e Mestranda em Design (CESAR). Trabalha com diversidade, inovação e liderança há 10 anos. É fundadora e CEO da AFROIMPACTO, uma Escola Online de Afroempreendedorismo que impulsiona pessoas e negócios pretos.

Giovanna Hiliodoro
Historiadora, comunicadora, produtora e colunista do BuzzFeed. Símbolo da luta a favor da igualdade de gênero, ela aborda assuntos atuais e sociais, levando debates para as suas redes. Além de acumular mais de 109 mil seguidores no Instagram, a mineira é apresentadora do canal ‘Trans Preta’, no Youtube. Nele, ela compartilha as suas vivências em meio a transição, discute questões sociais, raciais e sobretudo ligadas a gênero e sexualidade. Além desses, ela também fala sobre beleza, entretenimento e gastronomia.

Camila Garcez por Fernanda Maia

Camila Garcez
Camila Garcez, advogada, candomblecista, Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sócia do escritório MFG Advogadas Associadas, membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa OAB-BA.

REALIZADORAS

Casa MAR
A Casa Mar é um hub de cultura, influência e tecnologias criativas que tem como principais objetivos potencializar criatives – com foco em pluralidade e protagonismo negro e LGBTQIA+, sendo um espaço de conexão entre realizadores, público, marcas e oportunidades de negócio.

A partir de seleções, criatives de diferentes áreas passarão por um processo de incubação na Casa Mar e por formações interdisciplinares, com o objetivo de alavancar seus projetos e potencializar os seus negócios.

Pensado como um espaço onde a inovação e a arte são vivenciadas, praticadas e propagadas, o térreo da Casa MAR – localizada no bairro do Rio Vermelho, abriga um estúdio de podcast e espaço paisagístico; o primeiro andar traz um estúdio musical e galeria de arte; enquanto o segundo andar abriga um bistrô, coworking e espaço multiuso.

Toda estrutura da Casa MAR foi pensada para receber de forma completa, festivais de música e cinema, estreias de teatro, espetáculos de dança e festivais de gastronomia com todo o suporte para que esses eventos aconteçam e cheguem aos mais diversos públicos.

SOLOS
O foco da SOLOS é mobilizar pessoas para transformar a cadeia dos resíduos em todo Brasil. A empresa faz isso através de operações que facilitem o descarte sustentável das embalagens pós-consumo e contam essas histórias com afeto para influenciar a mudança de comportamento e gerar impacto na vida das pessoas até das tartarugas marinhas.

A SOLOS foi fundada oficialmente no início de 2018, mas o trabalho da startup começou desde 2016, quando Saville Alves e Gabriela Tiemy desenvolveram um projeto e o submeteram para um edital de pré-aceleração de negócios de impacto (Triggers).

Das 500 iniciativas inscritas, a SOLOS foi a única do Norte/Nordeste selecionada e as duas tiveram que tomar a primeira grande decisão como sócias, mudaram para São Paulo onde, após 7 meses, foram finalistas do programa.  “Essa experiência foi fundamental para modelarmos o nosso negócio e ampliarmos a nossa visão de mercado, através do apoio de nossos mentores, grandes empresários e executivos do país”, conta Saville.

As duas jovens empreendedoras reconhecem que o universo das startups ainda é majoritariamente masculino, mas reforçam a expectativa para a transformação do mercado “Embora o mundo dos negócios ainda seja intimidador para nós mulheres, vemos a crescente presença das mulheres, especialmente como pequenas empreendedoras, pois o empreendedorismo nos permite ter flexibilidade e ocupar espaços de tomada de decisão”, comenta Gabriela.

Afroimpacto
Afroimpacto é um negócio social de educação que torna o empreendedorismo acessível para pessoas negras. Com o foco em orientar as marcas e empresas a construírem futuros inclusivos. Além de criar cursos e mentorias acessíveis para população negra.
Em dois anos, a Afroimpacto atendeu mais de 1158 pessoas de regiões diferentes do país. Além de ter produzido mais de 10 cursos e dois Festivais nacionais de Afro-empreendedorismo.

Para mais informações sobre live ‘Pretas do Poder’, curso de capacitação para trancistas, sugestões de pauta e entrevistas @casamar.art, @afroimpacto, @alimentosolos.