Café Urbano – Edição Congress: Celebra o julho das pretas com o...

Café Urbano – Edição Congress: Celebra o julho das pretas com o protagonismo das feminilidades nas Danças Urbanas


VogueFemme, Heels Danças, Brega Funk e Coreografia ocupam o Espaço Cultural da Barroquinha no dia 13 de julho.

O projeto de danças urbanas chegou à sua 5a edição em formato de congresso, produzido pelo Noix Coletivo, liderado por artistas da dança baiana.

O evento, que é totalmente gratuito, conta com uma programação extensa de aulas, bate-papos e performance. No dia 13 de julho, a grade fortalece o protagonismo das feminilidades nas Danças Urbanas com Taise Delahaye através do Heels Dance, Jessica Suhett com Coreografia, Tom Junior com Brega Funk e Puma Camillê e Lunna Montty(foto) no Vogue Femme, dialogando com o seu público majoritariamente de corpos dissidentes.

Tom

Para o diretor artístico do Café Urbano, Elivan Nascimento, Taise explora a sensualidade e sexualidade feminina no Heels Dance, estilo que nasceu na França, Jessica traz uma performance mais voltada aos universo bussines enquanto bailarina da Anitta e coreográfa da MC Rebecca, assim como Lumma e Puma, artistas travestis apresentam as referências do Vogue Femme, movimento que surgiu em bailes e batalhas afro-americanas. Puma inclusive, desenvolveu o seu próprio estilo a partir da Capoeira. Todas essas artistas são importantes referências para o movimento e enfrentamento à predominância dos corpos masculinos que compõem o cenário e o imaginário de quem pensa em danças urbanas, através da sua existência e liberdade corpórea.

Congresso
O 5o Café Urbano – Edição Congress começou em 1 de junho e segue até o dia 27 de julho em Salvador. Com uma programação totalmente gratuita, o projeto traz o Hiphop, Streetjazz, UrbanDance, JazzFunk, DanceHall, AfroBeats, Heals Dance, Pagode Baiano e VogueFemme para o lugar de protagonismo a partir de uma visão plural de profissionais da dança.

O projeto se apresenta como congresso de Danças Urbanas, tem ganhado força por desmistificar o imaginário das masculinidades, quando apresenta em sua grade e dialoga com o público majoritariamente preto, periféricos e LGBTQIA+.

As ações que compõem a programação do congresso são: aulas, bate papos e performances. O projeto 5o Café Urbano – Edição Congress foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregórios de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura.

Governo Federal.

Serviço:

O que: 5o Café Urbano – Edição Congress
Onde e quando: 13 e 27 de julho no Espaço Cultural da Barroquinha, a partir das 12h30, com inscrição prévia em formulário disponibilizado no instagram @noixcoletivo.
Valor: Gratuito

Confira a programação completa:

13 de julho:
Heels Dance – Taise Delahaye
Vogue Femme – Lunna Montty Collab Puma Camillê Coreografia – Jessica Suhett
Brega Funk – Tom Junior

27 de julho:
JazzFunk -Thiago Nobre Collab Nick Castos AfroBeats – Jessica Santana
Dance Hall – Drica Bispo