Brota Arte no Engenho: Coleção de roupas inspirada na cultura do Engenho...

Brota Arte no Engenho: Coleção de roupas inspirada na cultura do Engenho Velho de Brotas ganha exposição na Galeria da Cidade

Foto: Caio Lírio

Lugar de origem de uma série de artistas de Salvador, as manifestações culturais e religiosas do Engenho Velho de Brotas inspiraram a nova coleção assinada pelo estilista Cid Brito — nascido e criado na região. As peças foram apresentadas no evento multicultural “Brota Arte no Engenho — Riqueza Cultural e Ancestral”, que aconteceu no último domingo (07) no Cine Teatro Solar Boa Vista, de forma gratuita e com ingressos esgotados. A abertura da exposição será no dia 19 de julho, às 18:30h, e os figurinos ficarão em cartaz na Galeria da Cidade (Teatro Gregório de Mattos), com visitação gratuita entre os dias 20 de julho e 10 de agosto, das 14h às 18h (de quarta a sábado), e curadoria de Alberto Pitta.

Ao todo, 32 peças integram a coleção, bem como acessórios produzidos durante uma oficina de confecção promovida pelo projeto com moradores do bairro em maio. “O Engenho Velho sempre me inspirou enquanto artista, por toda potência cultural que existe aqui. É o bairro onde nasceram e moraram grandes artistas da cena baiana com destaque nacional. As pessoas do Engenho Velho reconhecem essa potência do bairro e é isso que inspira a coleção”, explica Cid Brito.


O desfile no Cine Teatro Solar Boa Vista teve direção geral de Cid Brito, direção artística de Sivaldo Tavares, produção executiva de Freddy Souza, produção musical do DJ Ian Fraguas e direção audiovisual de Gabriel Sousa. O projeto Brota Arte no Engenho foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.