Ana Dumas lança livro sobre a cena BRAU em Salvador neste sábado...

Ana Dumas lança livro sobre a cena BRAU em Salvador neste sábado (10)

De James Brown, icônico músico dos anos 60 e 70, a Larissa Luz, destaque da nova geração de artistas baianos, a música e a estética sempre foram elementos utilizados pelos negros como forma de expressar questões referentes a luta política e empoderamento social.

O visual colorido, pop, rebelde e exuberante, criado e disseminado pela população negra, denominado BRAU, é o tema central do novo livro da filósofa e artista multimídia Ana Dumas “BRAU – MANIFESTO BRASILEIRA UNIVERSAL”, que será lançado neste sábado, 10, às 20h em live no instagram @manifestobrau, com participação da autora e mediação designer editorial e artista visual Gil Maciel.

O livro, publicado em formato digital, poderá ser acessado através do link disponibilizado também no perfil do instagram.

A publicação tem o intuito de atingir principalmente jovens negros, mas também professores, pesquisadores e todas as pessoas interessadas no assunto. O formato do livro, pensado para ser facilmente acessado através de smartphones, tem o intuito de democratizar as informações e atingir os leitores da nova geração.

De acordo com Ana, o BRAU se refere ao estilo, modos e comportamento dos negros norte-americanos durante as explosões do Black Power e da Soul Music, movimentos negros norte-americanos de luta contra a discriminação social/racial, surgidos nos anos 60, na efervescência das lutas pelos direitos civis.

“É uma estética que ainda existe e vem se atualizando ao longo das gerações, ganhando outras formas e nomenclaturas de acordo com as transformações que o mundo vive. O livro será disponibilizado em pdf, para que os jovens possam ler do próprio celular, mas também porque é um formato que me permite acrescentar novas informações futuramente”, completa a autora.

O interesse da filosofa pelo assunto começou em 1981, quando se mudou para Salvador e se deparou com essa estética nas ruas da cidade ao ver, por exemplo, a Timbalada ensaiar nas ruas do Candeal. A partir deste contato, a ideia de BRAU nunca mais saiu da vida de Dumas e sua pesquisa foi se aprofundando. O livro é resultado de um estudo que acontece desde 1997 e foi passando por diversas atualizações.

*SERVIÇO:

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO – “BRAU – MANIFESTO BRASILEIRA UNIVERSAL” com Ana Dumas e Gil Maciel.

Data: 10/07 (sábado)

Horário: 20h

Instagram: @manifestobrau

Gratuito