Adereços nas festas afroreligiosas são tema da 3ª exposição do fotógrafo Genilson...

Adereços nas festas afroreligiosas são tema da 3ª exposição do fotógrafo Genilson Coutinho

Foto Genilson Coutinho/Divulgação

Foi aberta ontem, segunda-feira (6) na Alameda Luís Gama que fica localizada no 3º piso do Shopping da Bahia a exposição do fotógrafo baiano Genilson Coutinho batizada de “Adereços e Luxo do Axé“. O profissional conhecido pelo projeto do site Dois Terços, pela cobertura de eventos e também por lançamentos de filmes, mostra até dia 30, com acesso gratuito, o seu olhar particular sobre a força e vaidade das baianas nas festas populares da Bahia, por meio de adereços característicos delas como colares, brincos, anéis e a composição da indumentária. É a terceira exposição do artista.

O fotógrafo acompanhou as baianas no cortejo em homenagem ao Senhor do Bonfim e registrou de perto a forma como elas se apresentam ao mundo numa das festas religiosas mais lembradas no estado. “Sempre tive o desejo de registrá-las, mas queria outro olhar para essa grandiosidade que são essas lindas mulheres com seus trajes e adereços para fugir um pouco do lugar comum. Foi nesse processo de observação que notei o cuidado com suas vestimentas e o luxo nos adereços que compõem o traje das baianas“, explica Genilson Coutinho. Trata-se de uma grande homenagem às mulheres que tanto representam a Bahia mundo afora.

Foto_Genilson_Coutinho (2)

A exposição conta com cerca de 30 imagens, todas sob curadoria de Dilson Midlej, professor da UFBa e mestre em Artes Visuais. A escolha do mês de lançamento não foi aleatória. Segundo o artista, el faz parte das celebrações Dia da Consciência Negra, que no Brasil é comemorado no 20 de novembro.

 

Sobre o fotógrafo – Formando em Letras com MBA em Comunicação Coorporativa pela UNIFACS, apaixonou-se pela fotografia após conquistar o primeiro e segundo lugar em um concurso promovido pela universidade, o qual serviu como inspiração para escolha da fotografia como trabalho, completando 14 anos no mercado de entretenimento. Em 2010, após uma pesquisa na comunidade do bairro Santo Antônio Além do Carmo sobre as tradições das rezas de Santo Antônio e a exposição da imagem do santo nas janelas das casas, o artista promoveu a sua primeira exposição intitulada “Santo Antônio Além do Carmo – Tradição e Fé nas casas e janelas”. A segunda exposição foi a convite do Teatro Gamboa Nova.

 

SERVIÇO

O que? Exposição “Adereços e luxo do axé”, do fotógrafo Genilson Coutinho

Quando: De 16 a 30 de novembro

Horário: Funcionamento do Shopping

Local: Alameda Luís Gama, 3º piso do Shopping da Bahia

Gratuito