Artesanato da Bahia participa de Festival de Economia Solidária

Artesanato da Bahia participa de Festival de Economia Solidária

O Artesanato da Bahia vai participar, pela primeira vez, do Festival de Economia Solidária “São João da Minha Terra”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O evento on-line acontece entre os dias 13 e 30 de junho e será transmitido através do Facebook e YouTube do @economiasolidariaba.

Realizada em formato virtual, a segunda edição do festival agrega à diversidade de produtos de empreendimentos atendidos regionalmente pelas 13 unidades de Centros Públicos de Economia Solidária (Cesols), a produção artesanal abarcada pelas ações do Artesanato da Bahia, que tem como objetivo o fortalecimento do setor artesanal no estado.

No site https://www.festivalecosolba.com.br/, estarão à venda produtos criados por artesãs e artesãos de diversas regiões do estado feitos em fuxico, crochê, tecelagem, trançados de fibras naturais, cerâmica, bordados, frivolité, entre outras técnicas. São criações feitas de forma predominantemente manual, transformando a matéria-prima em peças que trazem a identidade do povo baiano.

O evento também contará com música, cultura, gastronomia e formações gratuitas em lives realizadas nas redes sociais. Já estão confirmadas as participações dos artistas Del Feliz e Zelito Miranda e das chefs de cozinha Cida Pescadora e Rosa Gonçalves.

O festival é uma alternativa de escoamento da produção dos empreendimentos econômicos solidários em meio à pandemia de Covid-19, que há mais de um ano afeta a população mundial. A iniciativa mostra a pujança desse importante setor produtivo na Bahia, que conta com o fomento da Setre, através de programas de capacitação, adoção de novas tecnologias e apoio à comercialização.