“Uma Leitura dos Búzios” de Mônica Santana é encenada no Teatro Vila Velha

“Uma Leitura dos Búzios” de Mônica Santana é encenada no Teatro Vila Velha

De autoria de Mônica Santana, o texto inédito na Bahia compõe o projeto VILA LÊ, que integra o ciclo de aniversário de 59 anos do Teatro Vila Velha

O Teatro Vila Velha segue em programação intensa do seu ciclo de celebração Vila59, neste mês de agosto, com o projeto “Vila Lê”, que reúne obras inéditas de experientes, talentosos e premiadas dramaturgas e dramaturgos baianos, como Mônica Santana, Gildon Oliveira, Luciana Comin e Paulo Henrique Alcântara.

Márcio Meirelles

Esta quarta (30), às 19h, quem ocupa o palco do Vila é a leitura dramática de “Uma Leitura dos Búzios”, de Mônica Santana, com direção de Márcio Meirelles. No elenco, Arani Santana, Andréa Elia, Anderson Dantas, Bárbara Borgga, Chica Carelli, Celso Jr., Fernando Santana, Hugo Bastos, Lúcio Tranchesi, Marinho Gonçalves, Mário Alves, Marconi Araponga, Matheuzza, Mônica Santana, Raphael Gouveia, Sulivã Bispo, Virgínia Rodrigues e atores da Universidade Livre. Entrada gratuita.

“Uma Leitura dos Búzios é um texto que nasce sob encomenda e para ser encenado pelas mãos de Márcio Meirelles, contando com sua colaboração no dramaturgismo, ao lado de Gustavo Cerqueira Melo, que também conduziu a pesquisa necessária para desenvolvimento da obra. É um texto de teatro épico, também por isso, político e assumidamente didático, com a tarefa de fazer lembrar a Revolta dos Búzios, ocorrida na Bahia do final do século XVIII e também fazer reconhecer a sua atualidade. O texto foi encenado entre novembro de 2022 e abril de 2023 em São Paulo, a convite do SESC (SP,) e pela primeira vez poderá ser ouvido pela plateia baiana. Será uma oportunidade de fazer o público de Salvador escutar, lembrar ou conhecer essa história da maior importância que nos diz respeito e fala de um presente em que a participação popular e negra na vida política e pública ainda é criminalizada e perseguida”, explica Mônica Santana.

Com patrocínio da Prefeitura de Salvador, a série de leituras dramáticas traz a cada semana elencos e diretores diversos, a exemplo de Chica Carelli, Hyago Matos, Mirian Fonseca e Márcio Meirelles – que assina a curadoria e supervisão geral. Ao longo do mês de agosto, às quartas-feiras, o público vem tendo a oportunidade de conhecer textos de diferentes estilos, temas e gêneros. A série teve início no dia 09/08, com a peça “Os Dias Felizes de Celina Bonsucesso” (Paulo Henrique Alcântara) e se encerra agora, 30/08, com a peça “Uma Leitura dos Búzios”.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:

Dia 30/08/2023 – Horário: 19h

“Uma Leitura dos Búzios”

Autora: Mônica Santana

Direção: Márcio Meirelles

Teatro Vila Velha

Entrada gratuita