Última apresentação de 2019 da peça “5 Segundos”

Última apresentação de 2019 da peça “5 Segundos”

Está marcada para hoje, dia 11 de dezembro, às 20h, no Teatro Jorge Amado, em Salvador, a última apresentação do ano do espetáculo “5 segundos”.

De acordo com Ricardo Carvalho, autor do texto e um dos diretores da obra, o encontro de hoje “é uma espécie de agradecimento ao público pela presença maciça na temporada de estreia”. Na sessão especial também será lançada a turnê de “5 segundos” em 2020, quando o espetáculo vai percorrer inúmeras cidades brasileiras.

Mais de dois mil espectadores já assistiram à trama, que envolve Rui, Albert e Lucidalva, em seis apresentações, em 2019. Entre os meses de agosto e outubro, “5 segundos” encantou plateias nos teatros Jorge Amado, na Pituba; Lizete Ribeiro, em Stella Maris; além do Cine Teatro Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Baseada em um relato real, a obra reacende o debate sobre os valores humanos ao retratar o sentimento, as verdades e mentiras da guerra na última batalha entre um soldado alemão e um pracinha da Força Expedicionária Brasileira.

O Espetáculo
O enredo de “5 segundos” é inspirado em fatos reais e se passa nos anos finais da Grande Guerra. Em território italiano, Rui, praça da FEB (Força Expedicionária Brasileira), se depara com um soldado alemão em pleno “teatro da guerra”.
Esgotados, nem ele, nem mesmo o nazista dispõem de armas de fogo ou munição, mas carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Era o fim para um dos dois, ou para os dois, mas aqueles “5 segundos”, entre o olhar de fúria e o corpo tombado sob o golpe inimigo, se transformariam em uma retomada de uma vida inteira que aproxima os personagens e coloca em xeque os valores humanos, as expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, as verdades e mentiras sobre a guerra.

A trama discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!

São apenas “5 segundos” e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos? Vale a pena conhecer essa história cheia de surpresas, reflexões e uma sensível atuação de Felipe Mago (novela “Sol Nascente”, Rede Globo (2017), Felipe Velozo (filme “Marighella”, 2019; série “Os Irmãos Freitas”, 2019; e “Barrela”, 2017) e Marília Carvalho (“Ativistas da Paz”, 2015), que também assina a produção do espetáculo. O texto é do Professor, Historiador e Dramaturgo Ricardo Carvalho.
O desafio de dilatar o tempo, transformar uma cena de “5 segundos” em um espetáculo de 50 minutos, que pôde ir além da representação de quase seis anos de batalhas e mais de 70 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial, reuniu, mais uma vez, os diretores Ricardo Carvalho e Alan Miranda (SMS – Saga da Memória Soteropolitana, 2012). Daniel Arcades (Prêmio Braskem 2016 com o texto de “Rebola”) também assina a direção do espetáculo. Daniel e Alan reeditam a parceria de sucesso no texto de “De um tudo”, 2017.

Serviço
O QUÊ: Espetáculo Teatral “5 Segundos”
QUANDO: 11 de dezembro (quarta-feira), às 20h, no Teatro Jorge Amado
QUANTO: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada). Ingressos no sympla.com.br

TEXTO: Ricardo Carvalho.
DIREÇÃO: Alan Miranda, Daniel Arcades e Ricardo Carvalho.
ELENCO: Felipe Mago, Felipe Velozo e Marília Carvalho.
PROMOÇÃO: Escritório do Pensamento, (71) 98159-5403 – epprojetosculturais@gmail.com