TV Pelourinho e Olodum estreiam performance urbana músico-teatral “Dois de Sete”

TV Pelourinho e Olodum estreiam performance urbana músico-teatral “Dois de Sete”

Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, no próximo dia 2 de julho, às 16h, na Praça das Artes, no Centro Histórico de Salvador, a TV Pelourinho e o Olodum apresentam a performance urbana músico teatral “Dois do Sete”, uma odisseia de Iaiá e Ioiô, soldados do Exército Esfarrapado, na conquista da independência e consagração da gênese baiana. A entrada é gratuita, mas quem quiser, pode e deve doar um quilo de alimento não perecível, em apoio a campanha Bahia Sem Fome. 

O texto, escrito em linguagem coloquial com inspiração no Cordel e em proximidade com o contemporâneo Rap, estabelece uma conexão direta com a plateia, assegurada pela presença de artistas consagrados da cena cultural baiana: Aloísio Meneses, do Cortejo Afro, Edivânia Carvalho, do Bando de Teatro Olodum, Caco Monteiro, do Circo Troca de Segredos, Lia Chaves, a blues woman baiana e Lyu Arisson, ex-integrante do Balé Folclórico da Bahia e atual diretor de produção da TV Pelourinho. 

Compondo o elenco, jovens da periferia de Salvador assistidos pelos projetos sociais da TV Pelourinho e da Escola Olodum, alguns com experiência de palco e outros estreando como atores dançarinos. 

Na trilha sonora, canções de Jorge Benjor, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Carlinhos Brown, interpretadas por Lia Chaves e Aloísio Menezes e pelo jovem multi-instrumentista e mais nova revelação da TV Pelourinho, Deco Menezes. Tudo embalado pela batida inconfundível do Olodum. 

Na direção de arte a multitalentosa Daniele Abreu, paraense radicada em Salvador, que criou figurinos inspirados nos anos 80, com cores luminosas e cítricas, que conta ainda com talento do mineiro Victor Dzenk, vestindo com exclusividade a Marisqueira Maria Felipa. 

Na direção, Luiz Salem, ator, autor e diretor de projeção nacional e atualmente responsável pelo setor criativo e artístico da TV Pelourinho, que conta com a colaboração de Rosa Douat, fundadora, ao lado de Amir Haddad, do Grupo Tá na Rua, que desenvolve um trabalho internacionalmente reconhecido de pesquisa e encenação urbana. 

“Dois do Sete” – O espetáculo propõe uma reflexão sobre os fatos e acontecimentos que antecederam e sucederam a proclamação e conquista da independência do Brasil, destacando o protagonismo dos povos racializados, negro e indígena. “Dois do Sete” estabelece um paralelo pragmático entre o aclamado e o silenciado, a história que a história não conta, o avesso do mesmo lugar!

Exu, orixá da comunicação, é o griot da saga do escravizado Ioiô e de sua companheira, a alforriada Iaiá. Ioiô foi mandado para a guerra pelo senhor da casa grande. No percurso, do sertão à Pirajá, os dois encontram os heróis e heroínas da guerra da independência na Bahia e recebem inspiradoras dádivas: de Joana Angélica o dom da fé e empatia, de Maria Quitéria determinação e valentia, de Maria Felipa ancestral sabedoria e do Corneteiro Lopes perspicácia e ousadia. 

Preceitos essenciais e fundamentais, régua e compasso, na formação da identidade baiana. Ao final do trajeto, celebrando a vitória do povo sobre a tirania de Portugal, Iaiá dá a luz a seu rebento, abençoado por Nosso Senhor do Bonfim, que presencial e solenemente anuncia o nascimento do Espírito Baiano, a Alma Brasileira, que traz em si a valentia, a resiliência, o axé e a fé de que dias melhores, sempre virão. 

Criado coletivamente pelos voluntários da TV Pelourinho, inspirados pelo Projeto Querino, podcast do jornalista Tiago Rogero, do Instituto Ibirapitanga do Rio de Janeiro, “Dois do Sete” redimensiona a contribuição de negros, indígenas e caboclos, ressignificando a narrativa do fato histórico. 

Dois do Sete é diversão e arte, entretenimento e educação, pra todas, todos todes! A celebração da coragem, da diversidade, do sagrado e profano do sincrético povo baiano.

Evoé! Axé! 

Ficha técnica 

Texto e Direção:

Luiz Salem

Elenco:

Laura Eme, Nana Nevez, Nanda Brasil, Rebeca Savanah, Andressa Batista, Pablo Ferreira, Patrick Portugal, Peu Zaki, Rafael Pixote e Tiago Verdelho 

Participação Especial:

Lia Chaves, Aloisio Meneses, Caco Monteiro, Edvana Carvalho, Rosa Douat e Lyu Árisson

Escola Olodum:

Geraldo Marques, Jaime Nelson, Brenda Awiny, Eider Gomes Ferro, Thalia Batista, Vinicius Teles e Essência Lima 

Músicos:

Deco Mendes e Jota Brasil

Direção de arte:

Danielle Abreu

Adereços:

Allyssa Anjos

Grafite:

Lean

Fotos:

Thesco

Produtor Executivo 

Daniel Silva 

Secretária de Produção 

Juliana Chaves 

Assistentes de Produção 

Carão, Messias e Bia Chaves 

Cozinheira

Zizi

Diretor-presidente da TV Pelourinho

Andre Luiz Actis

Serviço:

Dois do Sete – Performance Urbana Músico Teatral

Data e horário: 2 de julho, às 16h

Local: Praça das Artes – Pelourinho 

Realização – TV Pelourinho e Olodum 

Contato Luiz Salem (71) 99900 -2421