TOM NA FAZENDA no Teatro ISBA

TOM NA FAZENDA no Teatro ISBA

Espetáculo com Armando Babaioff, “Tom na Fazenda” em curta temporada no Teatro ISBA
Sucesso nacional, montagem brasileira já foi assistida por mais de 60 mil espectadores desde 2017

A sexualidade para falar sobre humanidade. Um estudo sobre a violência e o desejo. Em turnê pelo Norte e Nordeste brasileiro – em concomitância com temporada em São Paulo, a peça “Tom na Fazenda” – a versão brasileira do texto do canadense Michel Marc Bouchard – chega a Salvador para apenas duas apresentações, no dias 02 e 03 de setembro, sábado (20h) e domingo (19h)no Teatro ISBA (Ondina). A temporada marca a reabertura do espaço cultural, fechado desde a pandemia.

Sucesso nacional, desde a sua estreia em 2017, com mais de 60 mil espectadores em mais de 300 sessões, a montagem traz o ator Armando Babaioff – interpretando o personagem título Tom, além de assinar também a idealização e produção), o ator Gustavo Rodrigues (Francis) e as atrizes Soraya Ravenle (Ágatha) e Camila Nhary (Sara). Com direção de Rodrigo Portella – ganhador do prêmio de melhor diretor no Shell, Tom na Fazenda é um texto que nos traz temáticas contemporâneas e caras da nossa sociedade. Apesar de ser uma dramaturgia canadense parece se passar no Brasil.

O espetáculo conta a história de Tom, homem gay, publicitário que perde o companheiro e decide ir à fazenda da família de seu falecido amor para o funeral. Ao chegar, descobre que a sogra nunca tinha ouvido falar dele e, tampouco, sabia que o filho era gay e que mantinha esse relacionamento. Nesse ambiente rural e austero, Tom é envolvido numa trama de mentiras criada pelo truculento e violento cunhado, que fará de tudo para a mãe não saber que o irmão era homossexual. A peça, que coloca o espectador em um lugar ativo diante da história encenada, traz a sexualidade como ponto de partida para falar sobre a homofobia, a verdade, a mentira, a violência, o desejo e seus silenciamentos.

Na fazenda e diante das violências sofridas, mentir é a primeira condição de sobrevivência para Tom. Em um cenário minimalista, assinado por Toni Rodrigues, sangue e lama sujam as palavras e exacerbam os corpos e emoções desta trágica e universal dramaturgia. “Traduzir e depois produzir o espetáculo parte de um interesse peculiar meu para debater temáticas que me tocam cotidianamente e necessárias para todes. Acredito que, para assistir ‘Tom na Fazenda’ não é preciso ser gay para se identificar com o que acontece na dramaturgia. A peça fala sobre relacionamentos humanos e familiares, que são pertinentes a todos. Fala sobre o que precisa ser dito. No prefácio, Bouchard escreve: “Todos os dias, jovens gays são vítimas de agressão (…) Homossexuais aprendem a mentir antes mesmo de aprender a amar.”, descreve Babaioff.

Turnê
As apresentações de “Tom na Fazenda” em Salvador, no Norte e Nordeste são uma realização do Ministério da Cultura e da Vivo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a produção do paraibano Flávio Marques em parceria com a Fred Soares Produções. Desde a sua estreia, em 2017, Tom na Fazenda vem arrebatando o público por onde passa, tendo sido visto por mais de 60.000 pessoas em mais de 300 apresentações. Ao longo desses 6 anos, ganhou grande repercussão e notoriedade no Brasil e no exterior, marcando presença nos principais festivais de teatro do mundo, como: o Festival de Avignon, na França, e o FTA – Festival TransAmériques, em Montreal.

Em março de 2023, a convite do Théâtre Paris-Villette, realizou uma temporada de um mês na cidade de Paris com recorde de público e bilheteria, recebendo elogios dos veículos mais importantes da França, como o Jornal Le Monde. Recentemente, Tom na Fazenda esteve em cartaz em São Paulo e repetiu o sucesso das temporadas anteriores, com mais de 8 mil espectadores e ingressos esgotados muito antes do fim de uma temporada de 3 meses no Teatro Vivo. Vale pontuar que o espetáculo continua em temporada em São Paulo enquanto está em circulação por oito cidades da região.

Serviço
O quê: espetáculo Tom na Fazenda – com Armando Babaioff, Gustavo Rodrigues, Soraya Ravenle e Camila Nhary
Quando: 02 e 03 de setembro – Sábado, 20h, e Domingo, 19h
Local: Teatro Isba
Ingressos: R$55 (meia) / R$110 (inteira) – vendas antecipadas SYMPLA –
https://bileto.sympla.com.br/event/85665?utm_source=site-symplabileto-production&utm_medium=webapp_share&utm_campaign=webapp_share_event_85665

Duração: 120 minutos
Classificação: 18 anos

PROMOCIONAL VIVO VALORIZA – 50% DESCONTO

  • O Cliente Vivo Valoriza tem 50% de desconto na compra de até 1 (um) par de ingressos.
  • Desconto não cumulativo com o benefício de meia-entrada e/ou outras promoções. Após a compra do ingresso, o cliente deverá entrar no APP Vivo e fazer o resgate do voucher na sessão “Vivo Valoriza / Teatro”.
  • É obrigatória a apresentação do Voucher na entrada do teatro. A não apresentação do mesmo acarretará no pagamento da diferença do valor do ingresso.