Shopping Bela Vista e EndoBaianas promovem ações de conscientização sobre a endometriose

Shopping Bela Vista e EndoBaianas promovem ações de conscientização sobre a endometriose

Para celebrar o Mês da Mulher, o Shopping Bela Vista preparou uma programação gratuita feita por mulheres e voltada especialmente para elas. Entre as ações, o shopping vai receber o EndoAlerta 2022, evento encabeçado pelo EndoBaianas (Grupo de Mulheres com Endometriose da Bahia), que chega a sua terceira edição para movimentar o Março Amarelo, com a campanha de conscientização sobre a endometriose, doença crônica e inflamatória que afeta 10% das brasileiras em idade fértil. Entre as iniciativas, estão a exposição fotográfica “Somos 1 a cada 10 brasileiras”, o Talk Show com médicos e uma semana de lives para o público. O shopping também preparou uma setlist especial de apresentações musicais do Boteco do Bela composta por mulheres, na Praça de Alimentação, todos os sábados e domingos de março

*Exposição Fotográfica*
A programação tem início com a exposição fotográfica “Somos 1 a cada 10 brasileiras”, que segue de 18 a 28 de março, no Piso L2 (Asa Sul), durante o horário de funcionamento do shopping. Na exposição, o público confere fotos que contam com a participação de mulheres com endometriose. Os registros foram feitos pelo fotógrafo Mateus Cabral (MC Film), com maquiagem artística de Gabriela Nery e direção da jornalista Cristiana Nery.

*Talk Show com médicos*
Já no dia 23 de março (quarta), o grupo vai promover um Talk Show com rodada de entrevista com médicos, das 14h às 18h, na Praça de Alimentação. O encontro vai reunir especialistas em exames, diagnósticos e tratamentos da doença com a proposta de esclarecer dúvidas. No encerramento haverá apresentação de dança do ventre.

*Rodada de Lives*
E de 21 a 26 de março (exceto dia 23), será realizada uma rodada de lives com especialistas transmitidas pelo instagram @endobaianas.mulher. Será um convidado por noite para esclarecer as principais dúvidas sobre a doença e indicar as alternativas disponíveis para viver com qualidade após o diagnóstico.

“Nossa luta é diária, durante todo o ano apoiamos umas às outras, e reivindicamos direitos que podem garantir a qualidade de vida para nossas endoirmãs. É muito duro ver mulheres perdendo empregos por causa dos sintomas, casamentos por preconceito e falta de apoio, em especial, meninas que perdem os seus úteros porque encontraram médicos desatualizados. No Março Amarelo e com o apoio do Shopping Bela Vista, temos uma oportunidade especial de falar sobre a doença e amparar nossas Endoirmãs”, destaca Mayra Damasceno, coordenadora do EndoBaianas.

*Boteco do Bela feito por elas
Além disso, o Bela Vista está promovendo uma edição especial do projeto musical Boteco do Bela, que durante todo o mês de março, dará espaço para a voz feminina, com apresentações gratuitas aos sábados e domingos, sempre das 18h às 20h, embalando o happy hour na Praça de Alimentação (Piso L2) com voz e violão. Durante os sábados, quem irá se apresentar no palco é a cantora Cecília Marinho. Já aos domingos, será a vez da cantora Lua do Black(foto) soltar a voz.