Série Expedição Nordeste desembarca na Bahia com roteiros na capital, litoral e...

Série Expedição Nordeste desembarca na Bahia com roteiros na capital, litoral e interior

Depois de sair do Recife e passar pelo Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Alagoas a série Expedição Nordeste desembarcou no sábado (30) na Bahia, em um ciclo que conta com cinco episódios especiais em Salvador, Boipeba, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina, sempre a partir das 18h30.

A produção é assinada pela Têm Dendê Produções e exibida no canal Smithsonian Channel (Claro 590 / BluTV 384). A série é apresentada pelos irmãos Caiã e Tauã Cordel, filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel e líderes da banda Tribo Cordel.

No primeiro episódio em Salvador, no último sábado (30 de janeiro), os irmãos fizeram uma tour pelos principais pontos turísticos da Cidade Baixa e Cidade Alta. Durante a conversa com um professor de música, eles aprendem sobre a história da música local. A expedição continua e na praia da Ribeira a diversão é o slackline. Na hora dos desafios, eles precisam escolher entre o asfalto e a grama. O desafio de Tauã começa no Farol da Barra e ele precisa pedalar até o Farol de Itapuã. No Parque da Cidade Caiã faz um exercício funcional de boot camp.

Segundo episódio da série em Salvador, na quarta (03) Caiã e Tauã Cordel visitam o Porto da Barra, navegam em um caiaque transparente e ajudam a ONG Biota Aquática na limpeza da água da praia. Na hora dos desafios, precisam escolher entre música e competição. Tauã vai ao encontro de Valmir das Biribas em uma oficina de berimbau e recebe dicas de qual madeira e cabaça são as melhores para a construção do instrumento. Caiã visita um kartódromo e recebe aulas de como pilotar um kart. No final a dupla encontra o cantor Lincoln Sena e juntos fazem um número musical.

No terceiro episódio, no dia 06 de fevereiro, os irmãos se despedem de Salvador e seguem rumo a Boipeba. Para chegar ao destino é necessário fazer uma travessia de lancha. Depois do deslocamento eles finalmente atracam na Ilha e fazem um passeio pelo local, onde visitam o Museu dos Ossos e depois vão ao encontro de Guido, um pescador nativo que tem o hábito de pescar lagostas. Com ele, a dupla vive uma experiência inesquecível. Os desafios envolvem água e dendê. A escolha de Caiã proporciona a ele um dia de artesão, enquanto Caiã vive grandes aventuras na prática do skimboard. O encerramento é cultural e os irmãos assistem uma apresentação do grupo cultural Bumba-meu-Boipeba.

No episódio que vai ao ar no dia 10 de fevereiro, os irmãos chegam em Morro de São Paulo. Eles fazem um caminho alternativo e circulam de carro em um dos poucos pontos em que o uso do veículo é permitido. Eles são convidados a pular de uma tirolesa com 71 metros de altura e 345 metros de extensão. Na hora dos desafios, as opções são vela ou carrinho. A escolha de Caiã o leva a um passeio de barco a vela. Já Tauã tem que subir ladeiras executando uma atividade muito comum na região.

Encerrando o ciclo na Bahia, no episódio do dia 13 de fevereiro, eles saem de Morro de São Paulo em direção a Andaraí, um paraíso na Chapada Diamantina. A aventura começa com um passeio pelas águas tranquilas e escuras do mini pantanal de Marimbus. Depois, eles têm a oportunidade de visitar a Lagoa da Água Branca. Na hora dos desafios, eles testam os limites em uma aventura nos paredões de pedra da Chapada Diamantina. A escolha de Caiã o leva a uma escalada sem cordas. Já Tauã vai explorar a Gruta da Marota, em um percurso com mais de 4 km onde é possível ver pinturas rupestres e formações rochosas.

*Sobre a série*
A série surgiu do desejo de mostrar o Nordeste a partir de uma aventura e do olhar dos moradores de cada canto da região. “A inspiração para criar Expedição Nordeste veio durante uma viagem pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão. Foi nessa viagem que tive a ideia de criar uma jornada que mostraria a aventura de dois jovens buscando conhecer o Brasil de verdade, partindo dessa região tão rica e importante histórica e culturalmente”, explica Vânia Lima, idealizadora da produção e diretora da Têm Dendê.

À frente de Expedição Nordeste, os irmãos Caiã e Tauã Cordel formam uma dupla bastante conhecida dos nordestinos. Filhos do consagrado cantor e compositor Nando Cordel, eles seguem os passos do pai e lideram a Tribo Cordel, banda que há sete anos viaja o país tocando o forreggae, mistura de forró com reggae.

Com roteiros de Suzana Aguiar e Ailly Cavalcanti, direção de Caio Coutinho, Fernanda Bastos e Vânia Lima, fotografia de Claudio Antonio, e direção de montagem de Taguay Tayussy, “Expedição Nordeste” é desenvolvido com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav 01).

*Sobre a Têm Dendê*
Uma produtora brasileira independente, a Têm Dendê é especializada em desenvolver conteúdo audiovisual. Com as empresas Lima Comunicação e Todos os Cantos Filmes integra o Grupo Têm Dendê, que há 21 anos atua em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos. Possui uma cartela expressiva com mais de 40 títulos e performa entre as empresas de conteúdo mais bem pontuadas do Brasil. Com sede em Salvador (BA), o grupo possui obras produzidas e entregues no Brasil, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica e Dinamarca.

Visite: https://www.instagram.com/temdende_/ / https://www.facebook.com/temdendeproducoes

*Sobre o canal*
O Smithsonian Channel™️, propriedade da ViacomCBS, é um canal que inspira, estimula a curiosidade e encanta. Sua programação é composta por documentários e entretenimento baseado na vida real, disponível em HD e 4K Ultra HD, em múltiplas plataformas. Vencedor dos prêmios Emmy®️ e Peabody, o Smithsonian Channel oferece conteúdo variado nas áreas de aviação e exploração espacial, viagem, história, ciências, natureza e cultura pop. Entre a programação, destacam-se as séries Aéreas, Estados Unidos em Cores, Histórias Secretas, Missão Lua, Guerra do Pacífico em Cores e Desastres Aéreos, além de aclamados especiais, como Green Book: Guia para a Liberdade, Negros no Espaço e Princess Diana’s Wicked Stepmother. Além do Brasil e de outros países da América Latina, o Smithsonian Channel também está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Reino Unido e Irlanda.

Produção da baiana Têm Dendê Produções é exibida no Smithsonian Channel