Revista Organismo lança novas edições no Instituto Cervantes em Salvador

Editora lança dois números da Revista de literatura Organismo, nesta quarta (18), em Salvador*

A revista de literatura brasileira contemporânea Organismo chega aos números 10 e 11 e celebra os lançamentos nesta quarta-feira (18), às 18h, no Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, em Salvador.

O evento, com entrada gratuita, terá participações dos poetas organizadores, Carlos Arouca(foto) e Lubi Prates, em modalidade remota e presencial, do poeta Jorge Augusto e da intelectual negra Ana Carla Portela. O bate-papo abordará a organização da revista e a literatura contemporânea.

Estreada em 2015, a revista Organismo tem curadoria itinerante e, a cada edição, dois poetas e/ou críticos de literatura organizam a publicação. Assim, a revista nº 10 é organizada por Lubi Prates e Carlos Arouca, e a nº 11 materializa uma expectativa já divulgada para os leitores da revista: uma reedição produzida por estudantes do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e dos primeiros semestres da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Alagoinhas).

Lubi Prates

As publicações visam contribuir para uma cartografia mais ampla da literatura brasileira e contam com poetas de todo o Brasil, além de entrevistas e textos sob diversas propostas ético-estéticas.

“A revista Organismo tem o propósito de estimular o diálogo entre as diferentes cenas da literatura brasileira contemporânea, em uma conversa que começa a partir da Bahia, mas atravessa todo o país”, completa o coordenador geral do projeto, o poeta e editor Jorge Augusto.

A publicação é estruturada de forma que todas as páginas sejam destacáveis, assim, cada leitor pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. Esse gesto visa estimular e popularizar a compreensão do leitor como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista com as discussões sobre releituras do cânone e formação leitora.

Revista Organismo – Lançada pela editora Organismo, e idealizada pelo poeta, Jorge Augusto, seus números foram contemplados pelo Edital Setorial de Literatura 2016 e têm apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

A distribuição é gratuita e os números anteriores já contaram com organização de diversos nomes da literatura brasileira contemporânea, como Conceição Evaristo, Marília Garcia, Lívia Natália, Berimba de Jesus, Ricardo Aleixo, Nelson Maca, Rita Santana, Evanilton Gonçalves, entre outros.

Serviço:

O que? Lançamentos dos números 10 e 11 da revista Organismo

Quando: dia 18 de maio, às 18h.

Onde: Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, Salvador.

Entrada: Gratuita

Apoio: Via Edital Setorial de Literatura 2016, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Sobre Uran Rodrigues 10221 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.