Racismo Ambiental, eventos Climáticos e Turismo Sustentável serão abordados na II Conferência...

Racismo Ambiental, eventos Climáticos e Turismo Sustentável serão abordados na II Conferência Oceânica do Brasil

Salvador sediará pelo segundo ano a Conferência Oceânica do Brasil. O evento acontece de forma gratuita, nos dias 06 e 07 de setembro, no teatro da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), das 09 às 17h.

A Conferência esta inserida dentro da programação do X Festival das Baleias, que acontece de 06 a 10 de setembro na capital. O objetivo é mobilizar a sociedade civil sobre a Cultura Oceânica, Eventos climáticos e Racismo Ambiental.

Promovido pelo Instituto Redemar Brasil, essa Conferência contará com a participação de cientistas, membros das organizações do clima e meio ambiente do Brasil, estudantes, professores e a sociedade civil interessada nos problemas dos oceanos.

Serão abordados temas como: Oceano enquanto Agenda Política, Pesca Sustentável e Gestão de Recursos Pesqueiros, Gestão e Certificação de Praias, Turismo Sustentável em Ambiente Marinho e Planos Municipais de Gerenciamento.

A curadoria dessa Conferência é de responsabilidade de William Freitas, um ativista ambiental e presidente do Instituto Redemar Brasil (instituição cuja as frentes de trabalho estão voltadas às ações de preservação e educação ambiental).

William Freitas

“É preciso impulsionar os diálogos sobre a vida e a preservação dos oceanos. Trazer para Salvador uma conferência como essa, já é um privilégio. Aqui estarão os grandes nomes da ciência e representações ligadas ao meio ambiente e clima. Por isso, é importante a participação de todos, para que juntos possamos entender, dialogar e fomentar políticas públicas de sustentabilidade oceânica”, disse William Freitas.

Na Conferência os diálogos terão como moderadores nomes já conhecidos dentro da comunidade científica, acadêmica e social brasileira como: Simone Siag Oigman Pszczol, a cientista do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, Helio Valdinei Coelho, secretário de biodiversidade da prefeitura do Rio de Janeiro, Carmynie Barros, mestre em desenvolvimento rural e sustentabilidade, Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo do Estado da Bahia, Vitor Bandeira, coordenador Projeto Baleias Soteropilitanas, Rosario de Almeida, educadora ambiental, entre outros nomes do país.

Contempla nas ações do X Festival das Baleias, atividades de educação ambiental na praia de Piatã e uma expedição a bordo do Catamarã para avistagem de baleias na costa soteropolitana.

Para o encerramento das atividades no dia (10), haverá show do cantor Magary Lord na Praça Tereza Batista no Pelourinho, com entrada gratuita.

A Conferência conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, UNEB, Federação das Industrias do Estado da Bahia (FIEB), A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência( SECIS), Universidade Federal de Alagoas, Laboratotio de Itiologia e Conservação, UNB GERM, UNIFSP Mare de Ciências, Projeto Voz dos Oceanos, Anamma, Museu do Mar, IF Baiano, ICMBio.

Faça AQUI sua inscrição! Aproveite para seguir @redemarbrasil