Ramirez Allender: Muso baiano nas passarelas do mundo

Ramirez Allender: Muso baiano nas passarelas do mundo

Foto Alex Dantas/Diferente Imagens

O Ramirez Allender é aquele tipão que quando passa não tem quem não olhe. Do alto dos seus 1.88m e 85kg bem distribuídos, o modelo possui um sorriso encantador. É esse conjunto que faz dele um dos profissionais mais requisitados no país.

Mas nem tudo foi lindo e belo na vida do garoto nascido em Bom Jesus da Lapa, no interior baiano. Ele teve de fazer escolhas difíceis para se firmar na carreira. “No inicio uma namorada forçou a barra e acabei optando pelo meu trabalho ao invés do namoro”, conta.

Outra atitude decisiva: A mudança para a capital paulista, cidade onde reside atualmente, exclusivamente por conta da profissão. “É o único lugar no Brasil em que se consegue viver e capitalizar trabalhando com moda”, lamenta. Aos 31 anos e formado em Administração de empresas é agenciado pela poderosa Ford Models e já está ensaiando os primeiros solos do vôo de volta para Salvador, com o fim da carreira de modelo. Mas engana-se quem pensa que ele vai se afastar do meio. “Tenho um projeto de investir em algo relacionado à moda na Bahia. Tenho um sonho em ter algo próprio”, avisa.

Ramirez Allender
Campanha Lupo 2014
ramirez allender - lupo
Campanha Lupo 204

 

Embora tenhamos uma safra excelente de novos estilistas, o mercado de moda na Bahia não anda nada promissor, com eventos cada vez mais compactos ou escassos, cenário nada parecido com anos atrás em que tínhamos semanas de moda de referência no país a exemplo do Barra Fashion e Semana Iguatemi de Moda.

Mas como dizem por aí que são nos momentos difíceis que surgem as grandes oportunidades! E Ramirez quer estar na capital baiana para ajudar a reabrir as portas. Confira o papinho que ele bateu conosco, na sua recente passagem pela cidade.

Ramirez Allener - Lino Villaventura
Ramirez para Lino Vilaventura no São Paulo Fashion Week – SPFW / Verão 2015
image_13
Catálogo C&A / Inverno 2014
image_17
Campanha Prudence

O que só existe em Salvador? A energia dessa cidade é única. Amo a forma como o baiano encara a vida, amo a simplicidade dessa cidade.

Qual o lugar que é a sua cara? Minha casa no Itaigara. Foi onde cresci. Me identifico muito com esse bairro. Não penso em trocar jamais essa morada. Fácil acesso para vários pontos da cidade, perto dos principais shoppings, sem contar que tem de tudo que preciso.

O que te dá prazer? Atividade física. Sempre que ponho meu corpo para suar a sensação de prazer que tenho é imediata.

Optar por uma paixão ou por sua carreira. Já teve de fazer essa escolha? Tento unir o útil ao agradável. Mas em outros tempos, lá no inicio da carreira uma namorada forçou a barra e acabei optando pelo meu trabalho.

O que mudaria em Salvador? O trânsito. Uma das coisas que acho insuportável de São Paulo é exatamente isso. Hoje percebo que Salvador está igual ou pior. O trânsito é caótico em qualquer horário. Já passou da hora de os nossos governantes olharem com atenção para essa questão.

Mais recente desejo? Comprar e morar em uma fazenda à beira do Rio São Francisco, perto da minha família e longe do caos de uma metrópole.

negros - ramirez allender-suzane massena-suzana Massena - rita batista
Suzane Massena, Ramirez Allender, Negra Jhô, Aládio Marques, Suzana Massena, Priscila Santiago , Uran Rodrigues e Rita Batista . Ensaio Diferente Imagens por Alex Dantas

Melhor e Pior de Salvador? Melhor é a energia da cidade e o pior é o caos no trânsito mesmo que inviabiliza uma série de coisas.

Frase que te traduza? “O senhor é meu pastor e nada me faltará”.

Por que trocar Salvador por Sampa? Unicamente pela profissão. No Brasil é o único lugar que você consegue viver e capitalizar trabalhando com moda.

E daqui a cinco anos onde estará? Estarei de volta. Salvador com fé em Deus.

Por falar nisso, você acredita no mercado de moda baiano? Infelizmente o cenário da moda na Bahia não é dos melhores. Com o passar dos anos a moda na Bahia foi se extinguindo, perdendo espaço. Uma grande pena. Salvador fez parte dos grandes eventos de moda do Brasil

Até quando pensa em modelar? E depois? Já estou direcionado minha carreira para o fim. Hoje em dia consigo escolher os trabalhos. Por exemplo, os desfiles das temporadas, eu faço apenas dos estilistas que gostam do meu perfil na passarela. Investi em imóveis e fiz faculdade de Administração. Tenho um projeto de investir em algo relacionado à moda na Bahia. Tenho um sonho em ter algo próprio. Mas até lá vou investindo e pensando em algo para montar.

Quais as maiores dificuldades do modelo negro? São muitas. O preconceito existe em vários setores. A dica é: Espere as portas se abrirem. Nessa hora dê o melhor de si.Depois disso todos aqueles que não acreditaram em você irão perceber o seu potencial e aí sim vão te ver com outros olhos.

O que faz nas horas vagas? O que importa para você? No meu tempo livre eu descanso, ouço música. Pra mim o mais importante é a família.

Comida predileta? Amo comida japonesa e tudo o que se refere à essa culinária. Mas não deixo de lado e velho e bom churrasco. O restaurante que gosto muito na cidade é o Sal & Brasa.

O que sente falta nas pessoas? Verdade

 

Ramirez Allender
Ramirez por Alex Dantas /Diferente Imagens
Ramirez Allender
Ramirez por Alex Dantas da Diferente Imagens

 

Ramirez  Allender
Ramirez Allender por Alex Dantas/Diferente Imagens

#Contapragente

Fama? Não busco

Drogas? Tô fora!!

Brasil? Meu País

Fé? Tudo na minha vida.

Moda? Trabalho e prazer

Futuro? Construindo…

Signo e ascendente? Escorpião com escorpião

Cor? Azul

Animal? Cachorro

Carnaval? Amo

Cantor? Djavan

Cantora? Ivete Sangalo

Livro do momento? Mente milionária

Livro da alma? Nosso lar

Estilo? Próprio

Bebida? Cerveja

Medo? Perder minha Mãe

Certeza? Morte

Cidade? Salvador

Política? Odeio