Projeto Pegue Leve fortalece combate ao preconceito contra Autismo em Salvador

Projeto Pegue Leve fortalece combate ao preconceito contra Autismo em Salvador

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o projeto realizou uma série de atividades na capital baiana

*No último dia 2 de abril* foi comemorado o *Dia Mundial de Conscientização do Autismo*, que tem como objetivo combater a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o *Transtorno do Espectro Autista (TEA)*. Como forma de fortalecer as ações em torno da data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, o *projeto Pegue Leve* escolheu o tema para edição realizada no *último sábado (9)*, promovendo ações de politização acerca do assunto.

A ação, que é uma iniciativa da Mais Ações Integradas e tem como anfitrião o ex-pugilista Jailson Santos, *foi realizada no Parque Costa Azul*, em Salvador, com diversas atividades, como aulas de boxe, capoeira e dança. Após debater temáticas como câncer de mama, leucemia e síndrome de Down, nesta edição, o projeto promoveu dinâmicas com intuito de aprimorar a conscientização sobre o autismo.

A iniciativa, que reuniu *cerca de 300 pessoas*, contou com a participação de pais e mães de crianças e adolescentes com autismo, especialistas e profissionais de saúde, a exemplo da *fonoaudióloga Amanda Silva*, uma das *palestrantes do evento*. “Eu acho que espaços como esse são cada vez mais importantes para que possamos alcançar uma sociedade cada vez mais inclusiva”, destacou.

“Autismo não é uma doença e por não ser uma doença, não tem cura. Temos que ter essa ideia de que não há o que ser curado no autismo. É a necessidade de aceitarmos que somos diferentes e que um autista não é igual ao outro e também não precisa ser igual a nenhum de nós”, frisou.

Entre as novidades, aulas de jump fitness, que trabalha a coordenação motora dos indivíduos, além da perda de peso e melhora no condicionamento físico, e partidas de bocha, esporte praticado em grupo de dois a seis jogadores, de origem italiana e tem ganho cada dia mais adeptos e jogadores no Brasil.