Premiação e shows de Afrocidade e Mariella Santiago marcam o encerramento do...

Premiação e shows de Afrocidade e Mariella Santiago marcam o encerramento do “DiALAB Festival” nesta quinta-feira (14)

Cerimônia de encerramento contará ainda com premiações, lançamentos da próxima edição do evento e do novo programa focado no mercado internacional

Durante nove dias, Salvador foi a capital do audiovisual negro com a realização do DiALAB Festival, evento que tem o objetivo de ampliar a difusão do conhecimento sobre o mercado e promover a formação de profissionais negros. Para celebrar as experiências, aprendizados e trocas realizadas durante o festival, nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, na Sala Esmeralda – Centro de Convenções do Wish Hotel da Bahia, acontece o DiALAB Pitch, Premiação e a Estação Diáspora com shows da banda Afrocidade e da cantora Mariela Santiago. Aberto ao público e gratuito, os ingressos podem ser adquiridos neste link: DiALAB 2023: Pitching e show.

A cerimônia será marcada com os pitchs dos projetos Alex (Salvador), O Canto da Cigarra (Vitória da Conquista), Ninja Brau (Salvador – Arapiraca) e Twinhood (Panamá), além da entrega dos Prêmios Diáspora; Paradiso; Selo Revolta; Chavón, Conspiração e Taboca aos idealizadores dos projetos participantes dos laboratórios do DiALAB 2023. Na ocasião também serão lançados o DiALAB Festival 2024 e o novo programa Missão Mercado Internacional.

Foto Jaguar Andrade

O suingue e a percussão da banda Afrocidade e a musicalidade afro-brasileira da cantora Mariella Santiago sobem ao palco para encerrar esta edição do DiALAB Festival, que ocupou ao longo de quase duas semanas diversos espaços de Salvador, como o Cine Glauber Rocha, ruas do Pelourinho e Rio Vermelho, e o Centro de Convenções do Wish Hotel da Bahia, com programação focada no audiovisual negro, debatendo, ensinando, aprendendo e compartilhando com profissionais negros o setor no Brasil e exterior.

O DiALAB Festival 2023 é uma realização da Produtora Portátil, e na edição deste ano conta com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através do Salcine, programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para fomento do setor audiovisual da cidade; do Selo Revolta, da produtora Volta Filmes; da Conspiração; e apoio do Projeto Paradiso e da Embaixada da França no Brasil.

Cerimônia de encerramento – DiALAB Festival
Data: 14 de dezembro, 19h
Local: Sala Esmeralda – Centro de Convenções do Wish Hotel da Bahia
Ingressos: DiALAB 2023: Pitching e show
Aberto ao público e gratuito

O DiALAB Festival 2023 é uma realização da plataforma DiALAB, mantida pela Produtora Portátil, e na edição deste ano conta com patrocínio da Prefeitura de Salvador, através do Salcine, programa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para fomento do setor audiovisual da cidade; do Selo Revolta, da produtora Volta Filmes; da produtora Conspiração; e apoio do Projeto Paradiso e da Embaixada da França no Brasil.

Mais sobre a DiALAB
DiALAB é uma plataforma internacional voltada ao desenvolvimento de carreiras, consultoria de projetos e networking para profissionais negros do audiovisual.

Desde a sua criação, no ano de 2018, a DiALAB tem feito um trabalho intenso de articulação com os mais variados estados do Brasil e países da América Latina, Europa e África. Até aqui, 13 países já enviaram representantes para os programas da plataforma, quase 500 projetos foram inscritos, e mais de 50 roteiristas e produtores foram selecionados para os programas de desenvolvimento de projetos. Além disso, mais de 1000 pessoas já participaram dos cursos de formação e das atividades abertas ao público, tornando a plataforma uma das mais relevantes do país em sua área de atuação.

Ao longo dos anos temos trabalhado com o objetivo de criar condições para que profissionais negros(as) do audiovisual possam disputar espaço na indústria, de modo a levar narrativas bem desenvolvidas para as telas, com apuro estético, com potencial de mercado e conectadas com o grande público. Dos vinte e nove projetos que passaram pelos programas da plataforma, destacamos “Açucena”, de Isaac Donato, vencedor de melhor filme da principal Mostra de Cinema de Tiradentes; “Nós, Povos das Ilhas”, de Elson Santos, premiado no Hot Docs Canadian International Documentary Festival e Blue Ice Docs (Canadá) e selecionado para o Spotlighted Projects do Marché du Film do Festival de Cannes; “Miraildes Mota – A Lendária Formiga”, de Taís Amordivino, uma co-produção com a HBO Brasil que já se encontra em etapa de pós-produção; e “Ana, en Passant”, de Fernanda Salgado, que se encontra atualmente em fase de produção.

A plataforma, anteriormente conhecida por Diáspora Conecta, é mantida e desenvolvida pela Produtora Portátil, uma produtora de conteúdo para cinema e televisão sediada em Salvador, na Bahia, com projetos premiados em Sundance Institute, William Greaves Fund, e em coprodução com Moçambique, Nigéria e Espanha.

Foto Afrocidade por Roncca