Pé de Feijão Arte e Educação abre Inscrições para workshop gratuito de mediação cultural

O programa de formação para as artes do Teatro Vila Velha promove mais uma ação direcionada a professores da rede pública e de projetos sociais

O Pé de Feijão Arte e Educação, programa de formação para as artes do Teatro Vila Velha, criado em 2016 pela diretora artística e curadora Cristina Castro, segue mobilizando ações formativas para educadores e professores da rede pública de ensino e de projetos sociais. Integrando também a programação d’O Vila Ocupa o MAB, o projeto oferece no dia 06 de abril, das 09h30 às 13h, um workshop gratuito de mediação cultural com a pesquisadora Poliana Bicalho, doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade da UFBA. Inscrições ocorrem de 25 de março a 02 de abril, através de formulário virtual disponível na bio do instagram @projetopedefeijao

“O workshop irá abordar o campo teórico-metodológico da mediação cultural, com foco na prática desenvolvida no campo das artes cênicas para as infâncias, incluindo o conhecimento de estratégias de execução de projetos de mediação cultural. No encontro, será compartilhado a metodologia de trabalho, composta de três etapas: Sensibilização, Apreciação e Reverberação. Refletiremos ainda sobre a importância do direito à cultura, como elemento fundante para a constituição de uma sociedade democrática”, explica Poliana Bicalho.

O projeto une arte, sociedade, educação, ações de acessibilidade e um amplo trabalho de mediação cultural com foco na iniciação artística de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de comunidades e de instituições sociais, através do acesso gratuito a atividades culturais e educativas.

O projeto Pé de Feijão Arte e Educação é uma realização do Teatro Vila Velha e da Baobá Produções e tem patrocínio da Instituto Neoenergia, pelo edital nacional “Transformando Energia em Cultura”, e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SERVIÇO:

O quê: Pé de Feijão Arte e Educação abre Inscrições para workshop gratuito de mediação cultural

Quando: 06 de abril

Horário: 09h30 às 13h

Local: Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória – Salvador/Bahia

Inscrições: Gratuitas, de 25 de março a 02 de abril

Link: Inscrições através de formulário virtual disponível na bio do instagram @projetopedefeijao

SAIBA + SOBRE POLIANA BICALHO

Mãe, educadora, pesquisadora e mediadora cultural. Doutoranda pelo Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade │ UFBA (2021), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas│ UFBA (2016), com pesquisa voltada para o campo da mediação cultural, Especialização em Política e Gestão Cultural│UFRB (2021), graduada em Licenciatura em Teatro│UFBA (2011) e Comunicação Social – Jornalismo│UESB (2008). É integrante do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (UFBA │ CNPq). Professora de teatro da Rede Municipal de Educação de Salvador (BA). É Coordenadora artístico-pedagógica do PETIZ – Festival de Arte para Infância e Juventude (www.festivalpetiz.com.br).

Sobre Uran Rodrigues 10122 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.