Parem de nos matar

Parem de nos matar

Final de ano chegando, momento propício para avaliar tudo que vivenciamos e apresentar novos rumos de uma caminhada constante e ardilosa.

2019 foi um ano tenso para maior parte da população, principalmente aqueles ditos como minorias, mas que representam uma boa parcela da sociedade que em muitos casos é excluída e desprovida de recursos vitais.

Ser NEGRO é um ato político no Brasil, um país racista, que mata simplesmente pela cor da pele.

A cada 23 minutos um negro morre no Brasil, dado esse da ONU- Organização das Nações Unidas, evidenciando nossos fundamentos desumanos e preconceituosos.

A canção “Um Novo Tempo” do compositor Marcos Valle ficou reconhecida nacionalmente como vinheta de final de ano da Rede Globo, sendo agora parodiada pelos artistas do coletivo Ouriçado Produções – Humor Negro para Denegrir, canal do youtube destino a divulgação de conteúdo do povo preto.

”É essencial que falemos sobre a nossa realidade. Mais um ano se passa e não está tudo bem. Não nos vemos na TV, nossos jovens negros estão morrendo e quando chove são nossas casas que desmoronam. Quando escrevi a paródia toda essa realidade veio a tona na letra, provocando atravessamentos e reflexões sobre o nosso povo que luta o ano inteiro e segue firme. Nós, da Ouriçado Produções, assumimos o compromisso em falar das situações cotidianas que estão presentes na vida do nosso povo, colocando pra fora esse sentimento que é coletivo e que é o que nos move todos os dias. A luta é e sempre foi nossa, quem quiser colar é só chegar e fazer acontecer” contou Daniele Souza, integrante do coletivo, responsável pelo roteiro do vídeo ao lado da também atriz e diretora Carol Alves.

“Esse, assim como todos os vídeos que fazemos no canal, parte de construção coletiva, e esse, pra mim, é o grande caminho para o nosso povo, o da união, para nos fazermos mais fortes, nos apoiarmos, estarmos sempre juntos lutando contra as diversas opressões que se mantiveram vigentes em 2019. E projetando uma nova era com uma liberdade plena” relatou o ator e editor do vídeo Heraldo de Deus ao site UR.

O video da Ouriçados traz no elenco Ariel Victor Oliveira, Betânia Novaes, Daniele Souza, Emillie Lapa, Heraldo de Deus, Jonathan Cerqueira, Juliana Monique, Mateus Marques, Meniky Marla, Natalyne Santos,Ceuma Carolina, Tainan Maria e Vinicius Sena.

Saiba mais sobre o grupo  no Instagram @ouricadosproducoes.