“Odé Kaiodè: O Caçador Traz Alegria”: Mônica Anjos exalta Oxóssi e a Ancestralidade Africana em Moda Autoral

Screenshot

A estilista Mônica Anjos, à frente da marca “Mônica Anjos, Moda com Identidade, tem o prazer de anunciar o lançamento de sua nova coleção “Odé Kaiodè”. Uma verdadeira ode a Oxóssi, o caçador que traz alegria e que, em sua essência, representa a sabedoria e a profunda conexão com a natureza.

“Odé Kaiodè” também presta uma homenagem à lendária Mãe Stella de Oxóssi (In memoriam), sacerdotisa, icônica do Candomblé baiano, enfermeira, escritora e membro da Academia Baiana de Letras, responsável por diversas publicações sobre religosidade e saberes ancestrais, cujo legado inspira e amplia a necessidade de um olhar afro referenciado.

Para esta coleção, a direção artística, pesquisa e criação contam com a colaboração do multiartista Agamenon de Abreu (designer, ator, figurinista e diretor teatral), que une forças com a estilista Mônica Anjos, fundadora e diretora criativa da marca. A direção geral do desfile, juntamente com Agamenon, é assinada pelo modelo e diretor Carlos Cruz.

“Odé Kaiodè” transcende a moda e se transforma em uma poderosa narrativa de espiritualidade. A coleção apresenta uma fusão harmoniosa de tecidos texturizados, tramas diversas em fibras de algodão, sisal, piaçava e poliamida, e peças em tricô que transitam entre o clássico e o contemporâneo. Destacam-se calças oversize, blazers em alfaiataria com cortes modernos, bordados à mão, sobreposições elegantes, maxicoletes e kaftas revisitadas. A coleção conta ainda com estamparias exclusivas do designer Agamenon de Abreu e da estilista Mônica com referência direta das receitas de ebó (que pode ser traduzido como oferenda, em yorubá) – EBÓ DA FARTURA COM OXÓSSI e EBÓ DA ABERTURA DE CAMINHOS COM OXÓSSI, reforçando a conexão entre a moda e o sagrado.

Enriquecendo ainda mais o universo da coleção, foram incorporados adereços exclusivos, que incluem os singulares chinelos de palha de piaçava da Wilma da Luz, artesã do povoado Maçarandupió, em Entre Rios/BA, e tricôs da aderecista e diretora de teatro, Zoíla Barata, cujas criações adicionam uma camada extra de arte e originalidade. A coleção é complementada por joias exclusivas do artista visual Maxim Malhado, que pontuam os looks com elegância e atualidade.Coleção “Odé Kaiodè: O Caçador Traz Alegria” Exalta Oxóssi e Ancestralidade Africana em Moda Autoral

Sobre a marca:
Mônica Anjos, Moda com Identidade une design autoral e narrativas afro-brasileiras, criando peças que dialogam entre tradição e inovação, sempre com um olhar atento à valorização da cultura e da história.

Equipe criativa
Direção: Mônica Anjos
Colaboração criativa: Agamenon de Abreu
Maquiagem e cabelo (criação): Agamenon de Abreu
Execução de maquiagem: Max Weber
Direção artística do desfile: Carlos Cruz e Agamenon de Abreu
Direção de movimento (passarela): Carlos Cruz
Direção de Arte e roteiro de vídeo: Agamenon de Abreu e Carlos Cruz
Trilha musical: Dão de Abreu
Participação ao vivo de trilha musical: NEGA Duda
Edição de vídeo: Victor Hugo Sá
Captação de Imagens do vídeo: Miguel Ferreira dos Santos
Design de acessórios : Maxim Malhado
Chinelos trançados: Wilma da Luz
Tricôs para a coleção: Zoíla Barata e Agamenon de Abreu
Costura e modelagem: Luiza Santos e Mauro Silva
Assistente de costura: Teodoro
Aderecistas: Júnior, Ísis Carla e Agamenon de Abreu.
Produção: Mônica Anjos e Jaqueline

Sobre Uran Rodrigues 10824 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.