
A artista baiana Oda Cairu lança nesta quarta-feira (28), às 20h, seu primeiro material audiovisual e fonográfico. Intitulado a partir da própria experiência, o projeto é resultado de uma imersão artística no programa Cruza, realizado na Casa Líquida, casa-performance idealizada pela artista Júlia Feldens, em São Paulo.
Com direção de Vicente Otávio, produção da Cigarra Filmes e apoio da Electrica Cinema e Vídeo, o material é um mergulho sensível na trajetória de Oda, que parte de um resgate musical de suas origens no Arquipélago de Cairu, no Recôncavo Baiano. Identidade, memória, subjetividade e referências da cultura ribeirinha e popular permeiam o audiovisual, que estará disponível no canal da Casa Líquida no YouTube.

A obra se inicia com uma performance de uma cantiga tradicional de candomblé dedicada a Exu, seguida pela interpretação de “Coração do Mar”, poema de Oswald de Andrade eternizado na voz de Elza Soares. O repertório também inclui duas canções autorais de Oda Cairu: “Nosso Diferente” e “Intencionada”, que sintetizam sua pesquisa artística e poética.
O projeto marca uma nova fase na carreira da artista, que transita entre música, performance e ancestralidade. Como desdobramento do lançamento, Oda Cairu apresenta o repertório ao vivo no dia 7 de junho, no Sesc 14 Bis, em São Paulo.
Fotos Johnny Moraes