
O movimento cultural O Pente, criado pelo agitador cultural baiano Uran Rodrigues, realiza na próxima sexta-feira (13) uma edição especial em São Paulo que celebra a conexão entre Brasil e Angola. A festa acontece a partir das 22h, no Mundo Pensante, no Bixiga, reunindo música, dança e diferentes expressões da cultura afro-diaspórica.

Com a proposta de promover encontros entre sonoridades e movimentos do Atlântico Negro, a noite apresenta um line-up diverso que percorre ritmos como Amapiano, Pagodão Baiano, Afros e Axé.
Entre as atrações confirmadas estão Salu (Angola), Jon, O Tempero de Mainha, Quebre com as Negona, Igonna, Ivy Bad, além de dois nomes que chegam com destaque especial na programação: Scarlett Wolf e Letícia.

Diretamente do Rio de Janeiro para São Paulo, Scarlett Wolf leva ao palco uma estética poderosa que mistura rap, trap, funk e rock, criando performances marcadas por atitude, presença e forte conexão com a cultura de pista.

Já Letícia, cantora e compositora baiana natural de Itapuã, em Salvador, representa uma das vozes promissoras da nova geração da MPB. A música sempre esteve presente em sua trajetória, influenciada pelos clássicos da canção brasileira que ouvia ainda na infância ao lado do avô.
A artista iniciou sua carreira profissional em 2021 e ganhou projeção nacional ao participar do The Voice Brasil, quando chamou a atenção de Carlinhos Brown, que a convidou ao vivo para integrar sua banda. Seu primeiro EP, “Campos do meu ser”, reúne composições autorais que revelam sua identidade musical. Em 2024, lançou “Luz do meu sertão”, em parceria com Mestrinho, consolidando seu caminho autoral na música brasileira.
O público que chegar até 23h terá entrada gratuita, e pessoas trans e indígenas têm acesso livre durante toda a noite.
Intercâmbio cultural em Angola
A edição em São Paulo também marca o início de um novo capítulo para o projeto. Ainda em março, O Pente desembarca em Luanda, levando música, dança e ações formativas para a capital angolana.
A viagem acontece por meio do Edital de Mobilidade do Governo do Estado da Bahia, realizado através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), com apoio da Flotar, Fundo Cicla, Omi Gestão Cultural, Biblioteca Contra Ignorância e Keila Livraria.
Entre os dias 20 e 25 de março, a comitiva formada pelo cantor Felupz, pelo dançarino Dudé Conceição e pelo idealizador do projeto Uran Rodrigues realizará uma série de atividades culturais em Luanda.
A programação inclui oficinas de Dança dos Orixás, rodas de conversa e uma edição especial da festa O Pente, promovendo trocas entre artistas e públicos dos dois países.
As atividades acontecem em espaços culturais importantes da cidade, como o Instituto Guimarães Rosa, a Livraria Kiela e a Biblioteca Contra Ignorância.
Com quase uma década de trajetória, O Pente se consolidou como um dos bailes que celebram a música preta e as conexões culturais da diáspora africana, com edições realizadas em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e Maputo. Agora, o movimento amplia ainda mais essa ponte cultural com sua chegada a Luanda.
Mais informações no Instagram @opente_afesta
Serviço
O Pente – Brasil x Angola
Data: 13 de março
Horário: a partir das 22h
Local: Mundo Pensante
Endereço: Rua Treze de Maio, 830 – Bixiga, São Paulo
Entrada gratuita até 23h
Pessoas trans e indígenas têm acesso free durante toda a noite
