Ô, Gira, Deixa a Gira Girar — Mostra de Retorno da Circulação em Moçambique

Após sua circulação artística em Maputo, Moçambique, o projeto “Ô, Gira, Deixa a Gira Girar”, de autoria de Mayara Ferrão e equipe, realiza uma mostra pública de resultados no dia 07 de agosto de 2025, no Zumvi Arquivo Afro Fotográfico, em Salvador/BA.

A atividade é aberta a todos os públicos interessados em fotografia, vídeo, arquivos e em temas relacionados à África e à diáspora. A programação contará com a exibição de uma vídeo-performance, o lançamento de um arquivo imagético em formato digital (Livro-Gira) e uma roda de conversa sobre as ações desenvolvidas durante o intercâmbio entre Brasil e Moçambique.

O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura, além da Fundação Gregório de Mattos, por meio do edital Salvador Circula 2025. Tem gestão e curadoria da Flotar, e é realizado em parceria com o Instituto Guimarães Rosa – Maputo, da Embaixada do Brasil em Moçambique, no marco do ano comemorativo de 50 anos de colaborações bilaterais entre os dois países.

A ação também conta com o apoio da Associação Cultural de Canto e Dança Machaka (ACCDM), entidade legal sediada no bairro histórico da Mafalala, nos arredores da cidade de Maputo. A ACCDM tem como objetivo promover a cultura moçambicana junto às comunidades nacionais e internacionais, oferecendo atividades culturais para adolescentes e jovens, e fomentando a criação de espaços culturais no bairro.

Fotografia das peças de difusão por: Filipe Mimoso e Xavs

Quando: 07 de agosto de 2025 (quinta-feira), das 15h às 18h
Onde: Zumvi Arquivo Afro Fotográfico
Rua Gregório de Matos, 29 – Pelourinho, Salvador/BA

Atividades:
Exibição de vídeo-performance

Lançamento do Livro-Gira (arquivo digital de imagens e vídeos)

Roda de conversa com artistas e equipe sobre o processo de criação e vivência em Maputo.

Sobre Uran Rodrigues 10756 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.