Novos Baianos em turnê pelos Estados Unidos 

A turnê já começou! Pela primeira vez nos Estados Unidos, o grupo Novos Baianos já está em solo americano para cumprir agenda da turnê.

Mais de 50 anos após revolucionarem a música brasileira com sua mistura única de samba, rock, frevo e psicodelia, os Novos Baianos estão prontos para um reencontro histórico — e, desta vez, em solo norte-americano.

A icônica banda, que marcou gerações com o álbum Acabou Chorare (1972), considerado um dos maiores da música brasileira, inicia neste mês sua primeira turnê pelos Estados Unidos.

A formação atual conta com três de seus integrantes originais: Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor. A tour começou no dia 21 de julho, em Chicago, e segue por Nova York nessa quinta-feira(24), Miami (26) e Los Angeles (30).

Em agosto, o grupo se apresenta em Berkeley (01/08), Seattle (03/08) e Portland (05/08). O encerramento da turnê acontece fora dos EUA, com um show especial na Cidade do México, no dia 07 de agosto.

A idealizadora do projeto é Zabelê, filha de Baby do Brasil e Pepeu Gomes. Radicada atualmente nos Estados Unidos, Zabelê tem equilibrado sua carreira como cantora e empresária à frente da ZA Company, responsável pela organização da turnê.

“São 22 pessoas vindo do Brasil, e os preparativos andam a mil. Fico muito feliz de ser essa pessoa que, historicamente falando, conseguiu realizar esse ‘milagre’ (risos) de trazer os Novos Baianos nesta turnê, que será de uma emoção total”, conta Zabelê, que também fará participações especiais nos shows.

A turnê promete resgatar clássicos como Brasil Pandeiro, Preta Pretinha e Mistério do Planeta, além de revisitar momentos emblemáticos da carreira do grupo, que fundiu como poucos a contracultura dos anos 70 ao espírito coletivo da música popular brasileira.

A volta dos Novos Baianos aos palcos, agora em território internacional, representa mais que um reencontro artístico: é uma celebração da cultura brasileira em sua forma mais livre, criativa e generosa. Como diziam Moraes Moreira e Luiz Galvão, “Eu não marco é toca / Eu viro toca, eu viro moita” — e agora eles viram palco, luz e memória viva em oito cidades da América do Norte.

A banda é formada pelo músicos  Everton Isidoro e Gil Aguiar na percussão, Guilherme Schwab na Guitarra, Claudimar de Oliveira no baixo, Jorge Eduardo na bateria, Filipe de Azevedo no violão.

Para os fãs, brasileiros e estrangeiros, será uma oportunidade única de reviver (ou descobrir) a magia de um grupo que continua imenso — e necessário.

Sobre Uran Rodrigues 10824 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.