Nesta quinta! Cantor Zai estréia seu mais novo single ‘Imenso’

Screenshot

Nesta quinta! Cantor Zai estréia seu mais novo single ‘Imenso’
A faixa estreia nas plataformas Spotify e YouTube a partir desta quinta-feira, marcando a nova trajetória do artista na cena MPB contemporânea.
O cantor e compositor “Zai” apresenta, no próximo dia 11 de setembro, quinta-feira, o novo single ‘Imenso’. Voz emergente e singular da nova cena MPB, o cantor – natural de Inhambupe (Bahia), traz o lançamento do grito silencioso de quem já viveu preso em si, expondo vulnerabilidades, confrontando dores antigas e celebrando a coragem de existir plenamente.

Disponível no Spotify e no YouTube, o single traduz a passagem entre o peso de anos de silenciamento e a leveza de finalmente respirar. Imenso (2025) surge como a faixa de estreia e cartão de visitas do EP homônimo, que será lançado no dia 9 de outubro.

O EP reúne quatro faixas inéditas — Imenso (Zai e Concê), B, Quero Amar Você e Sorrir em Vida. No trabalho, Zai cruza o folk, pop e lo-fi com a tradição da Música Popular Brasileira, resultando em composições intimistas, ousadas e cheias de sensibilidade.

Inspirado na sonoridade dos anos 1970, especialmente na voz e violão de Caetano Veloso, e conectado à nova geração de artistas como Jota.pê, Jão, Tiago Iorc e Os Garotin, Zai inaugura uma nova fase da carreira, cinco anos após lançar seu primeiro single, 1995.

“Nesse novo EP (Imenso), eu falo sobre o processo de aceitar essa imensidão que existe em mim e também no outro. É sobre entender que todos nós carregamos uma imensidão dentro, fora de nós, e em todas as formas possíveis de sermos ‘gigantes’”, explica.

Reconhecido por passagens no Virada Salvador (Palco Brisa), o cantor também participou de saraus no Museu de Arte da Bahia (MAB), além de performances no popular ‘Jazz na Avenida’.

Lançando o EP ‘Imenso’ (2025) após seu último single ‘Meio Dia’ (2024), Zai mergulha em uma jornada de autoconhecimento, que dá à sua nova coletânea uma estética sensível e potente. Escrevendo verdadeiras cartas abertas sobre reconstrução, solidão e resistência emocional, o artista vai à fundo em temáticas como sexualidade e identidade; um verdadeiro convite à partilha de dores.

Confrontando feridas antigas e abrindo seu coração ao público, após anos de silenciamento, o artista passeia por uma sonoridade delicada e autoral. Refinando ainda mais as canções, as gravações das faixas ‘B’ e ‘Sorrir em Vida’ contam com a co-autoria de Larissa Tavares (compositora do hit ‘Energia de Gostosa’), à pedido do autor, além da parceria com a cantora pop Concê.

Com produção musical de Theo Zagrae (produtor de BK’), João Vinícius Barbosa e direção artística de Edgar Azevedo, as faixas que compõem ‘Imenso’ marcam um ponto de virada da carreira artística do autor, imerso em uma nova estética ousada e sensível. Presenteando os fãs e ampliando o alcance das streams fora da Bahia, Zai soma mais de 15 hits em sua discografia, além de coparticipar em outras produções.

Sobre Zai

Isaías de Souza e Silva Nascimento, ou Zai, 30, começou à cantar ainda aos 4 anos de idade. Vindo do interior da Bahia, o cantor saiu de casa para estudar música no Conservatório em Cachoeira, se apresentando em corais da igreja e grupos vocais, ainda jovem. Após sair do meio ‘gospel’ pela falta de identificação, o artista iniciou as apresentações na capital baiana, com a dupla Zai e Felipe, dando voz à MPB em aniversários, casamentos, batizados e barzinhos.

Após a ruptura com o primo, o artista decidiu seguir carreira solo, assinando seu primeiro single ‘1995’, em homenagem à data do seu nascimento. Cinco anos após sua estreia no mainstream, Zai se consagra na Música Popular Brasileira com um retorno aos palcos e à redescoberta da liberdade e amor-próprio, ressignificada nas novas canções.

Ficha técnica do EP “Imenso”:

Singles: Imenso; B; Sorrir em Vida; Quero Amar Você

Performer: Zai

Intérprete: Zai e Concê – Na faixa Imenso

Intérprete: Zai

Composição: Zai e Larissa Tavares (faixas ‘B’ e ‘Sorrir em Vida’)
Produção Musical: Theo Zagrae e João Vinícius Barbosa

Arranjo Músicos/Instrumentos: Theo Zagrae, João Vinícius Barbosa, Kedson Silva.

Produtor Fonográfico: Marcela Silva e Silva

GÊNERO: MPB, pop, folk e lo-fi

Direção Criativa: Marcela Silva e Silva

Produção Executiva: Marcela Silva e Silva

Social Media: Mayte Argollo

Relações Públicas: Rodrigo Almeida | CRIATIVOS
Assessoria de Imprensa: Jadson Nascimento | CRIATIVOS

Selo: Cambuk

Figurino: INTTUÍ

Saiba mais

Zai é um cantor e compositor de Inhambupe, no interior da Bahia, cuja trajetória musical transita entre a folk, lo-fi, pop e a MPB. Com uma estética intimista e uma escrita sensível, lançou EPs independentes que o inseriram na cena alternativa baiana como uma voz singular, marcada pela delicadeza das melodias e pela profundidade das letras. Ao longo dos anos, Zai construiu sua identidade artística explorando as sutilezas da afetividade, ainda que atravessado por silêncios pessoais impostos por uma vivência moldada por valores religiosos. Após dez anos em um casamento heterossexual, Zai se entendeu bissexual e iniciou um processo de libertação íntima e criativa. Essa nova fase — mais livre, presente e conectada consigo mesmo — será traduzida em seu próximo EP, projeto que inaugura uma estética mais ousada e um discurso alinhado à sua verdade emocional. A obra marca um ponto de virada em sua carreira: a arte como território de cura, expressão e representatividade. Com este novo trabalho, Zai busca ampliar sua presença na cena musical baiana e nacional, afirmando-se como uma potência afetiva e artística do seu tempo.

Sobre Uran Rodrigues 10873 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.