Museu du Ritmo recebe o primeiro ‘Perólas Mistas’ de 2015

Museu du Ritmo recebe o primeiro ‘Perólas Mistas’ de 2015

Pérolas Mistas

O Museu du Ritmo (Comércio) recebeu em plena terça-feira (13) de verão mais uma edição do Concerto Pérolas Mistas, projeto idealizado e dirigido pelo cacique Carlinhos Brown.  O show deu início à segunda temporada, que já tem mais três datas agendadas: 20, 27 de janeiro e 03 de fevereiro. O intuito do projeto é apresentar, fortalecer e exaltar a musicalidade presente nos terreiros, demonstrando a relevância da música ancestral da Bahia. Os convidados dessa primeira edição da temporada foram Ellen Oléria, Lazzo Matumbi e Mariene de Castro, acompanhados pela Orquestra de Câmara de Salvador – com o maestro Ângelo Rafael – e pelo Cortejo Afro.

Cortejo Afro / Pérolas Mistas
Cortejo Afro / Pérolas Mistas

A cenografia, iluminação e os figurinos traduziram a estética do evento, que levou baianos e turistas ao Museu du Ritmo. Brown e os seus convidados começaram o show cantando juntos e logo depois fizeram duetos e alternaram em apresentações solo. Os figurinos em tons dourado, preto, prata e marrom se destacavam no palco, assim como o tom alaranjado da Orquestra. Os cestos brancos cenográficos no fundo do palco completavam o clima harmônico do show com luz interna.

Pérolas Mistas
Pérolas Mistas

As canções ‘Zumbi’ (Jorge Ben Jor), ‘É D’Oxum’, ‘Faraó Divindade do Egito’ e ‘Sorriso Negro’ não ficaram de fora do repertório do show, que ainda contou com a participação de uma dançarina do Ilê Aiyê e do Cortejo Afro, que trouxe os tambores para a festa e finalizou com uma apresentação de aproximadamente 40 minutos. Com todos os artistas no palco, Brown agradeceu o prestígio do público e todas as pessoas que fazem parte do projeto, incluindo o diretor Elísio Lopes Jr. O encerramento do show ficou por conta de ‘Depois que o Ilê passar’.

Pérolas Mistas
Pérolas Mistas

Pela primeira vez no projeto, o estudante de Matemática Salvador Muniz, 25 anos, veio diretamente de Amargosa (BA) só para conferir o ‘Perólas Mistas’ e ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Acho extremamente importante o evento porque ele nos possibilita uma aproximação com a nossa ancestralidade, valorizando a cultura e música afro, além de fortalecer o movimento negro em Salvador”, disse. O espetáculo é uma realização da Candyall Entertainment e conta com os patrocínios de Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura e Governo do Estado da Bahia, através do FazCultura, Schin e Caixa, além dos apoios de SeAgitte, Uranus2 e restaurante 33 Downtown.

Confira a nossa galeria de fotos com os clicks de Tati Freitas e Imas Pereira.