Mulheres Negras em Rotas de Liberdade e Piscina serão apresentados para players...

Mulheres Negras em Rotas de Liberdade e Piscina serão apresentados para players da França, Taiwan e Ucrânia

Urânia

O 5º Cine Pitching acontece nesta semana e dois projetos audiovisuais com produção baiana foram selecionados para uma rodada de apresentações internacionais.

Em fase de desenvolvimento, Mulheres Negras em Rotas de Liberdade, de Urânia Munzanzu, e Piscina, de Leandro Goddinho, serão apresentados nesta quinta-feira (12) a empresas do setor audiovisual da França, Taiwan e Ucrânia, visando formar parcerias para a execução. A produção dos filmes é assinada pela Têm Dendê Produções, empresa com sede em Salvador (BA).

Mulheres Negras em Rotas de Liberdade é uma coprodução da Têm Dendê e Acarajé Filmes, e trata-se de um documentário que reúne sete personalidades femininas da cultura e da tradição política negra para refazerem juntas as rotas originais do tráfico de escravos em uma jornada inédita rumo ao continente africano.

Diretora do projeto, Urânia Munzanzu celebrou a seleção para a rodada de negócios: “A gente recebeu esse resultado como um prêmio. Sabemos que é uma oportunidade de articular o projeto internacionalmente, sendo esse um projeto de mulheres negras que já nasce com essa perspectiva de uma produção entre fronteiras, rompendo fronteiras. Estamos indo com muita esperança e confiança de que a partir dessa experiência teremos rumos mais consistentes e mais produtivos para a realização”.

Já Piscina é um longa de Leandro Goddinho baseado no curta homônimo, ganhador de 45 prêmios. O filme narra a história de Claudia, uma mulher que busca informações sobre o passado da avó recém falecida (uma alemã que se apaixona pela primeira vez durante sua viagem ao Brasil 60 anos antes, fugindo da Segunda Guerra Mundial). Nessa busca, Claudia encontra uma carta de amor assinada por uma mulher e, através dessa carta, ela chega a uma senhora alemã que guarda as memórias de sua avó dentro de uma piscina vazia. Goddinho destaca que o filme pode dialogar com públicos de todo o mundo: “Fico muito feliz de poder apresentar o projeto Piscina em uma sessão de Pitching internacional. O Piscina é um projeto LGBTQIA+ que tem potência para falar com públicos de todo o mundo, e esse é mais um passo para a realização deste projeto muito caro a mim. Qualquer apoio internacional será bem-vindo”.