Movimento Cultural O Pente celebra 10 anos com atividades educativas em Luanda, Angola

O Movimento Cultural O Pente celebra 10 anos de atuação com ações em capitais do Brasil e imersões internacionais em Maputo (Feira do Livro, junho de 2025), Nova York (julho e novembro de 2025), Atlanta( novembro de 2025) e agora na cidade de Luanda em Angola no continente africano.

Nesta etapa, a iniciativa amplia as conexões com países de língua portuguesa, com foco em Luanda do dia 21 a 24 de março com atividades de dança e roda de conversa na Biblioteca Contra Ignorância, culminando com O Pente no encerramento.

Uran, como DJ e seletor, apresenta um panorama dos sons de artistas baianos, do samba-reggae ao novo pagodão baiano, acompanhado da performance do bailarino Dudé Conceição, com a dança dos orixás.

DUDÉ CONCEIÇÃO

A programação inclui ainda mesa de conversa sobre produção cultural e oficina de dança, promovendo trocas de saberes entre as nações
irmãs.

FELUPZ

O projeto se tornou real através do edital de Mobilidade do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e contou com consultoria da plataforma curatorial Flotar em parceria com a Omí Gestão Cultural, contando com apoio da Biblioteca Contra Ignorância em Luanda.

Fotos Suiane Souza / Muvea Creative

PROGRAMAÇÃO

DIA 21.03 a partir das 14h na Biblioteca Contr’Ignorancia( Luanda/ Angola)

Roda de Conversa
TEMA: A produção musical baiana e suas conexões com a diáspora africana.
Participações: Uran Rodrigues e Dudé Conceição
Mediação: Felupz
Atividade aberta ao público – 40 vagas.

Dia 22.03 a partir das 14 na Biblioteca Contr’Ignorância ( Luanda/ Angola)

Oficina – Dança dos Orixás
Descrição: Vivência conduzida por Dudé Conceição, aberta ao público, com foco nos saberes corporais e simbólicos da tradição afro-brasileira.
Atividade aberta ao público – 20 vagas

Dia 23.03 A Festa O Pente, 10 anos na Biblioteca Contr’Ignorância ( Luanda/Angola) a partir das 14h

O Movimento Cultural O Pente celebra 10 anos em Luanda, com uma atividade especial na
Biblioteca Contra Ignorância, no contexto do Dia da Libertação da África Austral, marco histórico na luta contra o colonialismo e o apartheid.

Na programação, Uran apresenta um set com sons da Bahia — do samba-reggae ao novo pagodão baiano — acompanhado da performance do bailarino Dudé Conceição, com a dança dos orixás.
Atividade aberta ao público – 40 vagas.

QUEM SOMOS

Uran Rodrigues

Agitador cultural, DJ, fotógrafo, curador, Uran é fundador do projeto O Pente, que celebra a cultura preta em edições no Brasil, Estados Unidos e Moçambique, também criou os projetos Tela Preta e Sinta a Luz.

Com exposições em Nova York e atuação como RP em grandes festivais, Uran une música, arte e moda para exaltar estéticas afro-diaspóricas e fortalecer redes de protagonismo negro.

DUDÉ CONCEIÇÃO

Bailarino, professor, coreógrafo e ator, Iniciou sua trajetória em 1995, passando por Grupo Quimtaci, Balé da FUNDAC, Grupo Cultural Terra Viva e Grupo Danceatro (Escola Candolina). Especializou-se em balé clássico e em dança afro, frequentando instituições como FUNCEB, Escola Advanced Ballet, Balé Folclórico da Bahia, Santa Mônica College (Los Angeles) e Alvin Ailey (New York). Participou de diversos espetáculos em renomadas companhias de dança, como Balé Folclórico da Bahia, Balé do Teatro Castro
Alves Cia. de Dança da Bahia, Orquestra Afro Baiana, Jorge Silva Cia. de Dança, Cia. Dance Brazil, Cia Viver Brasil, Arte Bahia, Cia Tradições, Cia Mágica Bahia, Centro de Artes Michael Calvacanti.

FELUPZ
Artista da música, teatro e dança, criador de conteúdo, videomaker e diretor criativo. Atua na área de criação de conteúdo, produção de clipes musicais, projetos de cinema e audiovisual, trabalhou em agências do mercado de publicidade em São Paulo e Salvador, editais culturais, artistas, influenciadores, marcas autorais e empresas. Felupz com a sua experiência na música, dança, teatro e direção de arte, desenvolveu um olhar apurado para contar histórias com estética e intenção no
processo criativo das mídias.

Sobre Uran Rodrigues 10997 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.