
Crédito: Mariana Aydar po Flora Negri
Depois de percorrer o sul e sudoeste baiano, O Festival A Feira desembarca agora no norte do estado, na beira do Velho Chico, na Nova Orla de Juazeiro. Entre os dias 12 e 15 de julho (sábado a terça-feira) o festival itinerante celebra os dez anos da A Feira, além de marcar o aniversário de Juazeiro, que completa 147 anos no dia 15. Consolidada em Salvador e reconhecida como a primeira feira de economia criativa de rua do estado, o Festival A Feira está circulando por diversas cidades baianas, potencializando e revelando empreendedorismo, cultura e gastronomia de cada região da Bahia.
A programação tem início no final de semana para todas as idades, valorizando as pratas da casa com dezenas de artistas locais no palco. Empreendedores da região, em áreas da Economia Criativa, solidaria e circular, com manualidades e gastronomia , apresentarão seus produtos nos stands da feira, enquanto uma programação cultural intensifica a agenda no sábado (12) e domingo (13). A partir das 10h do primeiro dia, o público é convidado para uma prática de yoga. Na sequência, às 11h, a programação infantil leva ao local cabine de cinema infantil, circo e palhaçaria, e parque de infláveis. 12h haverá uma ação de “live painting” com uma oficina de grafite com Euri Du Cacto e uma pintura feita ao vivo ao som do Dj Werson. A programação segue às 14h com samba com a cantora Mádara e banda. 16h tem o show de Alan Cleber. À noite o repertório junino ganha a Orla 2 durante A Feira, com o show de Sérgio do Forró.
No domingo (13) o público já tem o que fazer por lá a partir das 10h, quando acontece um espetáculo de teatro infantil. Às 11h a sustentabilidade dá a pauta da programação, com a palestra “Tudo sobre o Velho Chico”, com Gogó. 14h tem início a sequência de atrações musicais, como Samba de Veio seguido pelo show de Andressa e convidados, às 18h. Na segunda-feira (14), além da programação dos stands com os empreendedores locais, o público poderá conferir os shows de Mariana Aydar, um dos maiores nomes da música contemporânea brasileira, e de Armandinho. No dia 15, no Aniversário de Juazeiro, a banda Miragem abre às 16h, seguido de Igor Kannário e encerramento da banda local Pagodança às 20h. Além dos shows e atrações culturais para todas as idades, o público poderá curtir, durante os quatro dias, barraquinhas com uma grande variedade de comidas e feira de artesanato — tudo pensado para estimular a economia local e valorizar a cultura baiana, revelando e impulsionando artistas e empreendedores do estado.
Celebração dos 10 anos
Nesses dez anos, a Feira da Cidade totaliza 300 edições, 3 mil atrações musicais, 20 mil horas de programação e 1 milhão de visitantes. Já passaram por lá grandes nomes da música baiana e de fora do estado, como Baiana System, Larissa Luz, Otto, Lazzo, Gerônimo, Rumpilezz, Paulinho Boca e Cortejo Afro.
“A Feira foi a semente de uma revolução na rua e na economia. Lançamos negócios, revelamos artistas, ativamos territórios e conectamos pessoas. A Feira deu o primeiro palco para grandes nomes da gastronomia, da arte e do empreendedorismo criativo”, pontua Carla Maciel, idealizadora e coordenadora do Festival A Feira. O Festival A Feira tem apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro, e conta com o patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Bahiagás
O projeto Festival A Feira 10 anos foi escolhido para integrar a celebração dos 30 anos da Bahiagás com uma entrega vasta de programação cultural diversa que abrange multiplas linguagens da cultura. Além da distribuição do gás natural, a Bahiagás contribui e apoia iniciativas socioculturais, artísticas e esportivas. Só no ano de 2024, foram mais de R$ 14 milhões destinados em projetos. Em 2025, cerca de R$ 7 milhões foram investidos no Carnaval da Bahia, sendo patrocinadora há mais de 15 anos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar. A Feira releva a Bahia e potencializa talentos e oportunidades para as pessoas viverem dos seus trabalhos e sonhos e a escolha da rota do Festival está alinhada com os municípios de sustentabilidade que vem sendo traçado pela Bahiagás no estado. São algumas das cidades já atendidas pela Companhia, responsável pela distribuição do gás natural, que é um dos carros chefes da transição energética por ser mais limpo, com menos emissão de CO2 e de partículas poluentes.
Cinco dos municípios contemplados pelo Festival fazem parte do Projeto Gás Sudoeste – maior duto de distribuição de gás natural em construção no país: O Projeto Gás Sudoeste, com 306 km, interligando 12 cidades da Bahia, entre Itagibá e Brumado.
Com 30 anos, a Bahiagás é a segunda maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil. A empresa conta com mais de 90 mil clientes, mais de 1.300 km de gasodutos espalhados em mais de 20 municípios baianos.