Lourrani Baas, impulsiona reaproveitamento de resíduos para criação de novas peças de...

Lourrani Baas, impulsiona reaproveitamento de resíduos para criação de novas peças de roupas

O novo trabalho da estilista e ativista Lourrani Bass, está disponível ao público no site do coletivo A Liga Transforma – Startup de Moda Sustentável com impacto social, e nas redes sociais.

O projeto da estilista atende o diferencial da Liga de realizar designs sustentáveis incorporado ao segmento de roupas, trazendo uma vertente da moda livre, plural e consciente com protagonismo feminino na área dos negócios.

Lourrani Baas fala que a nova coleção “7 passos: Guia de sobrevivência para a era pós pandemia”, tem como objetivo apresentar um guia básico de sobrevivência depois de tempos tão tristes e de incertezas, no qual ressignificar sentimentos e ações básicas praticados no cotidiano real podem trazer bons resultados para preencher a todos de força e resiliência para enfrentar os novos tempos.

“A missão é criar um guia com sete passos de figurinhas já conhecidas por todos nós, e apresentá-los de uma forma diferente, na linguagem e design trabalhado pela Liga, ofertando sentimentos já conhecidos, mas em uma nova roupagem, o que muito se assemelha a nossa matéria prima, já que trabalhamos com o reaproveitamento do resíduo para criação de novas peças”, explica.

Com cunho social, Lourrani conta que o lançamento divulga a missão da Liga Transforma, e busca fortalecer também a instituição por meio da inauguração da loja virtual. “Um dos detalhes deste trabalho é a metodologia artesanal através de retalhos de tecidos à base do patchwork, onde cada peça será exclusiva”, destaca.

Visando construir um leque de roupas diversificadas, a criadora da marca cede espaço também ao desenvolvimento de microempreendedoras do mercado têxtil, ampliando a geração de renda. “Sempre acreditei no poder de ressignificação da moda. Acredito que a moda sustentável seja uma luz no final do túnel para resertar e iniciar novamente, sem opressão, sem cobrança”, destaca.

A coleção engloba looks que abordam desde a ancestralidade a aplicação da fé, como o conjunto Afro (short e kimono); Ancestralidade (tecido reaproveitado); Amor (roupas usadas/camisa de alfaiataria com mangas de um vestido infantil); Gratidão (look pensado, criado e construído exclusivamente pela cooperativa Constelação das Artes).

Confira ainda os looks Pluralidade (a base do patchwork de retalhos de tecidos que foram doados pelos apoiadores); blazer bicolor União (peças usadas); Baiana Origem (retalhos de tecidos) e saia branca com nome de Fé (retalhos de tecidos).

A estilista fala que com exceção do União, conjunto afro Ancestralidade e blazer e calça patchwork Pluralidade, as outras peças serão doadas ao Projeto Focus, parceiro na produção editorial e locação do espaço para fotografia.

Acompanhe as novidades e peças no site e na loja virtual da liga e no Instagram da @ligatransforma e da criadora @lourranibaas.

Contando com parcerias para a produção das peças, a estilista e ativista ressalta que contou com apoio de um dos projetos sociais beneficiários da Liga, a Cooperativa Constelação das Artes, para a confecção das peças.

“Como forma de incentivo, nesta collab, a cooperativa ganhará uma porcentagem em cima do valor final das peças que será um conjunto Pluralidade, todo confeccionado em retalhos de tecidos”, finaliza.