#LIVE: Elisio Lopes Júnior e a dramaturgia preta na TV, Teatro,...

#LIVE: Elisio Lopes Júnior e a dramaturgia preta na TV, Teatro, Cinema e Música

Se liga! Nessa segunda, dia 18 de maio a partir das 17h vai rolar live com o diretor e dramaturgo Elisio Lopes Júnior através do site culturaemcasa.com.br assim como nas plataformas do YouTube e Facebook do grupo.

Com o tema “NARRATIVA PRETA – O artista negro conduzindo histórias!”, Elisio conversará sobre os bastidores da construção narrativa para teatro, TV e cinema.

o dramaturgo falará sobre a relevância do roteirista negro na contação de qualquer tipo de conteúdo, e a diferença de contemplar a diversidade na construção de produtos artísticos não apenas em cena, mas na carpintaria da obra.

Na conversa, um pouco do processo da direção artística de espetáculos teatrais como o musical Dona Ivone Lara – um sorriso negro e As viagens da Caixa Mágica.

Também a experiência negra na criação de grandes espetáculos para o showbiz através de DVD´s de artistas populares como Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Mariene de Castro, entre outros.

*Currículo:*
Elísio Lopes Jr é dramaturgo, roteirista e diretor artístico, nascido em Salvador na Bahia, atualmente morando no Rio de Janeiro, graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, Pós-graduado em Fotografia, Cinema, Vídeo e Mídias Digitais, e Mestre em Comunicação, Cultura e Sociedade (UFBA). Tem mais de trinta textos teatrais encenados em todo o Brasil, entre peças infantis, comédias, musicais e dramas. Alguns títulos já encenados: Dona Ivone Lara – um sorriso negro, O Fino no Samba, Decameron – E a arte de fornicar, H2O – Uma fórmula de amor, Prisioneiros da Balança, Os Pecados de Vênus, entre outros títulos. Em 2012 foi o primeiro latino-americano, autorizado pelo Vaticano, a adaptar uma obra do Papa João Paulo II, transformando o livro “A loja do ourives” no musical “Enlace” que teve a sua estreia em São Paulo. Já assinou a direção artistica de espetáculos e DVD´s de artistas populares como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Saulo e Margareth Meneze. E trabalhou na criação de espetáculos corporativos para marcas como: AMBEV, BB, Itaú, entre outras.
Tem experiência com gestão cultural tendo ocupado o cargo de Diretor de Fomento da Cultura Afrobrasileira na Fundação Cultural Palmares, durante a gestão do presidente Lula.

Como roteirista assina há 12 anos o roteiro do Programa Espelho, apresentado por Lázaro Ramos, e exibido pelo Canal Brasil, além de escrever para outras emissoras como Canal Futura, SportTv, TV Brasil. Atualmente é consultor de teledramaturgia para séries e diretor de conteúdo de variedades da TV Globo de Televisão. Estreia em 2020 seu primeiro roteiro de longa-metragem “Medida Provisória ” escrito em parceria com Lusa Silvestre, Lázaro Ramos e Aldri Anunciação.