Live de Roteiristas com Amanda Aouad nesse sábado, dia 06

Live de Roteiristas com Amanda Aouad nesse sábado, dia 06

Escrever séries de sucesso, seja para TV e outras plataformas, é uma atividade complexa e desafiante para profissionais do audiovisual. No início do processo de escrita, definir o conceito e trabalhar bem na premissa é fundamental para o êxito de um projeto. Por isso, a “Live de Roteiristas” deste sábado (06), às 16h, tem como convidada a roteirista Amanda Aouad, com o tema “Como escrever conceito e premissa”.

“A premissa é a ideia inicial e governante da narrativa, é aquilo que convence de que é interessante a sua história, gera curiosidade. É como a instigação da partícula ‘E se…’ da qual tratou Stanislavski. E se alienígenas invadem a Terra? E se uma onda gigante destruir o litoral do Brasil? A premissa faz parte do conceito, que ainda é composto pelo tom da narrativa, a relação entre os personagens, os aspectos técnicos e da linguagem audiovisual, o público alvo, dentre outros”, afirma Carollini Assis, uma das realizadoras da Live.

SOBRE AMANDA AOUAD

Roteirista desde 2005, ela participou do Núcleo Anima Bahia e do Núcleo TV Show, coordenado por Doc Comparato. Atua também como consultora de roteiro, crítica cinematográfica, é editora do site CinePipocaCult e membro da Abraccine. É Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), pesquisa linguagem cinematográfica e narrativa desde 2003 e é integrante do grupo de pesquisa ATevê. Professora da Unifacs nos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Desde 2014, atua como docente no projeto Estação do Drama (UFBA).

Após um intervalo de três meses, a “Live de Roteiristas”, iniciativa inédita e pioneira no Brasil, realizada pelas produtoras baianas Bocapiu Conteúdo Criativo, de Carollini Assis, e ¡Candela! Produções Audiovisuais, de Ceci Alves, volta a acontecer com masterclasses gratuitas e participação de profissionais do audiovisual brasileiro.

*PROJETO*

A “Live de Roteiristas”, em 2021, vai contar com 15 encontros e 15 convidados, distribuídos em 30 horas de conteúdo. Em sua primeira edição no ano de 2020, durante seis meses da pandemia no Brasil (de março a outubro), o projeto realizou 21 encontros com 25 convidados diferentes, e um público de mais de 2.500 pessoas, dentre escritores, autores, pesquisadores, estudantes e profissionais do audiovisual.

Carollini Assis e Ceci Alves receberam grandes nomes do audiovisual nacional e internacional, como Karim Ainouz (indicado ao Oscar por “A Vida Invisível”); o produtor internacional Rodrigo Teixeira (ganhador do Oscar com o filme “Me chame pelo seu nome”), Eliseo Altunaga (ganhador do Oscar com o filme “Uma Mulher Fantástica” e indicado pelo chileno “No”), a novelista Thelma Guedes (Órfãos da Terra, O Profeta, Cordel Encantado, etc.), dentre outros profissionais.

Para participar do evento, a pessoa interessada poderá fazer inscrição através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com. As inscrições são gratuitas.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

*SERVIÇO*
Live de Roteiristas – Amanda Aouad
Tema: “Como Escrever Conceito e Premissa”
Quando: Sábado (06), às 16h
Inscrições: Gratuitas através do e-mail: vamosfazercoisasjuntos@gmail.com
Classificação: Livre