#LifeStyle: Muay Thai, a arte das oito armas
Por Alexandre Madson
Ainda sobre os atrativos das artes marciais, e a nossa incessante procura por algo que equilibre nosso corpo, mente e alma, lhes apresento o Muay Thai: uma arte marcial, uma atividade física que nos faz praticar, curtir, viver, aprender e definitivamente levar seus ensinamentos por uma vida inteira.
Nascida na Tailândia, o Muay Thai é uma luta difundida no mundo inteiro. Usada também para meditação e busca de uma paz espiritual essa é uma arte extremamente agressiva do ponto de vista de se elevar o corpo à exaustão. Foi muito praticado, inicialmente, por curiosos que buscavam um corpo modelado, uma atividade física, até mesmo um hobby que, paralelamente, pudesse proporcionar momentos de paz e tranqüilidade, principalmente depois de um dia cansativo e da rotina do trabalho. Essa arte surgiu dessa necessidade pela busca de uma atividade paleativa que preenchesse as lacunas de espaços que nos dão o tão sonhado prazer dentro de algo que não somente sirva para ativar o corpo, mas também atue como uma filosofia de vida.
Muay Thai é conhecido como “a luta das oito armas”, devido ao fato de utilizar os punhos, os cotovelos, os joelhos, e as canelas, durante a prática dessa atividade. Para a prática do Muay Thai, o aspirante a atleta precisa entender que por ser um esporte bastante exaustivo, antes do início de sua prática, é importante buscar um bom condicionamento físico e mental.
As artes marciais, de uma maneira geral, proporcionam a quem as pratica um bom condicionamento físico, resultando em uma melhora no bem-estar como um todo. Com isso, aumenta o desempenho profissional, a disposição para realizar outras atividades, além de queimar as indesejáveis gorduras que são as responsáveis pelo sobrepeso. Estar fora de forma pode resultar em obesidade e até mesmo em desfunções físicas causadas pela falta de uma atividade constante.
Além disso, vale lembrar que o Muay Thai é uma arte que utiliza uma metodologia religiosa baseada no Budismo, que ensina os seus praticantes a internalizar e irradiar energias positivas, além de crer que existem espíritos que pairam ao seu redor, que são os responsáveis pela sua proteção.
A prática do Muay Thai pode iniciar-se aos 5 (cinco) anos de idade, podendo se estender por toda a vida, para que os seus praticantes possam desfrutar dos seus benefícios. É importante lembrar, porém, que esta arte marcial é relativamente agressiva, para que durante os treinos e as competições, o praticante esteja sempre atento para que sejam evitadas possíveis lesões. não é à toa que é muito praticada nos eventos de Artes Marciais Mistas, mais conhecidas como “MMA”.
Pode-se encontrar aulas de Muai Thay em academias especializadas, como a Alpha Fitness, que possui unidades espalhadas por toda à cidade.
Procure uma perto de você e busque maiores informações e se informe.