Lançamento do II FENABA transforma CASACOR Bahia em celebração da cultura e do artesanato baiano

Desfile com peças exclusivas, modelos da periferia e artesãos da Bahia abrem caminho para o maior festival de artesanato do país, que acontece de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova

A CASACOR Bahia se tornou, na noite desta sexta-feira (22), palco de criatividade, ancestralidade e celebração cultural. O lançamento do II Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA reuniu influenciadores, jornalistas, arquitetos, formadores de opinião e, principalmente, artesãos e artesãs de todo o estado, em uma festa que destacou a força e a beleza do artesanato baiano.

A noite começou com a apresentação da cantora Cláudya Costta, seguida pelo desfile temático assinado pelo modelo e empresário Carlos Cruz, e pelo encerramento com o DJ Elton Santos, que manteve a energia da celebração até o fim da noite.

O desfile trouxe à passarela peças exclusivas criadas por artesãos da Bahia, vestidas por modelos oriundos de comunidades periféricas. Cada roupa, calçado e acessório contou uma história, dialogando com a riqueza cultural, a ancestralidade e a identidade do povo baiano, unindo modernidade e tradição.

”O Artesanato da Bahia cresce a cada dia e, juntos, estamos impulsionando investimentos, prestando assistência e qualificação, e atraindo talentos para que entrem na Rota do Artesanato. A segunda edição do FENABA que será realizado na Arena Fonte Nova, em outubro, tem expectativa de receber 8 mil pessoas por dia com grandes atrações. Será um evento que vai demonstrar a força da nossa arte que está presente em todo o território, revelando a nossa identidade e ancestralidade. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até aqui”, disse Augusto Vasconcelos, secretário da Setre.

O evento marcou a importância do artesanato como vetor de emprego e renda, mostrando como a cultura se conecta com a economia criativa e transforma vidas e abriu alas para a contagem regressiva do II FENABA, maior festival de artesanato do país, que terá como tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato da Bahia”. Na edição de 2025, o evento que acontecerá na Arena Fonte Nova entre os dias 9 e 12 de outubro, dobra de tamanho e vai reunir mais de 500 artesãos de todo o Brasil.

”Hoje foi um dia incrível. Estamos aqui na CASACOR Bahia com muitos jovens da periferia, representando o artesanato da Bahia, que tem um nome gigante, um trabalho social que mostra muito sobre nossa ancestralidade. A ideia de trazer as mestras para o desfile foi para que a gente conseguisse tocar o coração da plateia, apresentando essa conexão do passado com o futuro. Eu acredito no futuro melhor para as periferias, para as comunidades”, salientou Carlos Cruz, modelo e empresário responsável pelo desfile.

Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, enfatizou a magnitude do evento e sua função de consolidar o artesanato como patrimônio cultural e oportunidade econômica. ”O lançamento do Festival Nacional da Artesanato foi um sucesso. Estiveram presente gestores, imprensa, patrocinadores e o principal: artesãos e artesãs. O desfile representou de fato o que vai ser o II FENABA: potente, bonito, elegante e cheio de representatividade. Então a gente aguarda o público ocupando a Fonte Nova e tendo lá o que há de melhor do artesanato da Bahia”, destacou.

O FENABA é realizado pela Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com o Instituto Convida, Instituto Curupira e Instituto Brasileiro do Desenvolvimento do Esporte e Cultura (IBDE).

Sobre Uran Rodrigues 10824 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.